Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 15 de dezembro de 2013

Ensino Médio, ele EXISTE!

Em janeiro de 2013 apresentamos à SEME - Cabo Frio um projeto de iniciação científica para os alunos e alunas do C.M. Rui Barbosa. O projeto vai ao encontro das diretrizes curriculares para o Ensino Médio e dá um salto na velha maneira estabelecida pelas escola sobre como aprender. A SEME recebeu muito bem a proposta disse estar de acordo com nossas ideias. Mostrou-se disposta a financiar o projeto (o custo é uma migalha diante do orçamento municipal para a educação). Lamentavelmente, o ano se passou e NADA aconteceu. Agora, em dezembro 10/12, responde por ofício da escola dizendo que não foi possível em 2013, mas que em 2014 poderá ser implementado.
Pois bem, fizemos a apresentação das linhas de pesquisa no último sábado (14/12) no C.M. Rui Barbosa, escolhemos os projetos, e em fevereiro, iniciaremos a seleção dos alunos e alunas.
Nós temos escolas de Ensino Médio na rede municipal. O Ensino Médio municipal é uma realidade. A SEME não pode, simplesmente, fingir que não existimos.
Quantas vezes a SEME foi à escola discutir as questões do Ensino Médio? Que metas pretende ter atingido até o fim desta gestão?
É preciso construir coletivamente, com os profissionais deste segmento, estratégias e ações para um ensino médio inovador.
É preciso responder aos anseios da comunidade escolar. Educação tem que ser prioridade... se não para todxs, ao menos para a Secretaria de Educação!



Nenhum comentário:

Postar um comentário