Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MATRÍCULAS EM CABO FRIO

Do mural de Anneliese Lobo:
Mais um ano de Matrículas Online em Cabo Frio
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio divulga a Resolução/SEME Nº5, de 05 de dezembro de 2014, em que ficam estabelecidos os critérios de renovações e matrículas novas na Rede. Pelo segundo ano consecutivo as pré-matrículas novas serão online. Já as renovações seguem critérios e cronogramas específicos, que também foram divulgados aos interessados pelos diretores escolares.
É preciso estar atento aos prazos. Entre os dias 29 de dezembro e 07 de janeiro é o período para a efetivação de matrículas nas escolas de destino dos alunos encaminhados de outra Unidade de Ensino da Rede. Já entre os dias 29 de dezembro e 05 de fevereiro será o período em que o link para os procedimentos online estarão disponíveis no site oficial da prefeitura.
Para as próximas matrículas haverá uma novidade: a primeira fase de pré-matrículas novas na internet será exclusivamente para candidatos com deficiência – uma grande conquista que garante a reserva das vagas para esse público. Antes, todos precisavam participar do processo seletivo no mesmo período. Assim, as pré-matrículas novas na internet serão realizadas em três fases, sendo que a segunda será para os candidatos em geral e a terceira para os dois públicos.
O procedimento online é o mais eficaz e ainda garante a transparência no preenchimento das vagas disponíveis. Vale destacar ainda que as Escolas Municipais Arlete Rosa Castanho e Professor Renato Azevedo seguem procedimentos diferentes por exigirem triagem específica dos alunos. Assim, exclusivamente nessas unidades, as matrículas serão realizadas na própria escola, a partir do dia 12 de fevereiro de 2015.
Para realizar a pré-matrícula online, basta seguir os passos no site da prefeitura www.cabofrio.rj.gov.br, por meio do link “Pré-matrícula Online” e não se esquecer de imprimir o protocolo de pré-matrícula para comprovação no ato da matrícula na escola escolhida.
De acordo com a chefe da Divisão de Apoio ao Aluno da SEME, professora Patrícia Freitas, que é também a presidente da Comissão de Matrículas, o primeiro ano do procedimento online foi bastante aplaudido e o sucesso será ainda maior para as próximas etapas.
– De forma rápida e fácil, os responsáveis têm a comodidade de garantir a vaga do filho de onde estiver. Conforme as vagas forem acabando nas escolas, elas serão bloqueadas automaticamente pelo Sistema. Além disso, o sistema também fará um cruzamento de dados, impedindo que um único aluno seja pré-matriculado em várias escolas para garantir vaga e escolher posteriormente, o que antes era comum e tumultuava o processo, já que uma vez que a vaga era bloqueada, impedia a oferta de vagas a outros alunos, garante a professora.
A implementação do novo sistema foi uma conquista importante para o município de Cabo Frio e o cumprimento da primeira promessa do Governo Alair Corrêa para a Educação, como lembra a secretária de Educação, professora Elenice Martins.
– Acabar com as filas das matrículas nas portas das escolas foi o primeiro desafio que nossa equipe precisou enfrentar. Era muito triste ver famílias dormindo nos portões das escolas para garantir as vagas dos filhos. Por isso estamos muito orgulhosos pela implementação do sistema que marca uma nova fase para a Educação do município, enfatiza.
Ainda assim, é fundamental ler atentamente a Resolução/SEME Nº05, de 05 de dezembro de 2014, que também estará disponível no site da prefeitura.
• Documentação necessária para efetivar a matrícula nas escolas:
O requerimento deverá ser assinado pelo responsável do aluno ou pelo próprio, se maior de idade, acompanhado dos seguintes documentos:
I. 2 (duas) fotografias tamanho 3X4;
II. fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
III. fotocópia do título de eleitor, se maior de 18 (dezoito) anos;
IIII. fotocópia da carteira de identidade, se maior de 18 (dezoito) anos;
V. fotocópia de certificado de reservista, se maior de 18 (dezoito) anos e até 45 (quarenta e cinco) anos, se do sexo masculino;
VI. histórico escolar ou protocolo de transferência para alunos do Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA e Ensino Médio Regular e EJA;
VII. atestado de escolaridade emitido pela unidade de origem de Educação Infantil;
VIII. fotocópia da carteira de vacinação atualizada (para alunos da Educação Infantil);
IX. fotocópia do comprovante de residência;
X. fotocópia do comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH;
XI. fotocópia do comprovante da deficiência (laudo), quando for o caso.
• Informamos que para a efetivação do requerimento de matrícula o responsável deverá apresentar documento de identidade com foto.
• O aluno, se maior, ou seu responsável deverá tomar ciência do prazo de 6 (seis) meses a contar da data do procedimento de matrícula para entregar o comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH, conforme obrigatoriedade disposta na Lei Estadual Nº 6.683 de 15 de janeiro de 2014, caso não o apresente no ato da matrícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário