Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 18 de março de 2015

Leiam as atualizações de postagens do dep. Comte no Twitter :

Comte acaba de dar início à audiência sobre a articulação das políticas de educação da ‪#‎Undime‬ com a Comissão de Educação em 2015.
Sandra Simões, da UNDIME, afirmou que os municípios têm autonomia em suas redes de educação, como prevê a Lei dos Sistemas.
Segundo a professora, apesar dos municípios estarem se esforçando, alguns não conseguiram universalizar a ‪#‎educaçãoinfantil‬ até 2016.
Anna Velasco, da @SeeducRJ, afirmou q a secretaria dá todo suporte, quanto a municipalização do primeiro segmento do ensino fundamental.
Qnd o município apresenta dificuldades na oferta, @SeeducRJ volta a oferecer o ensino, como aconteceu em Magé, Rio Bonito e Miguel Pereira.
Anna Velasco disse, também, que umas das grandes dificuldades do Estado é quanto ter espaço físico nos municípios para oferta do ensino.
"Os governos anteriores erraram em municipalizar a oferta da educação fundamental, sem dialogar com as... http://fb.me/3UhbiQNso
Os governos anteriores erraram em municipalizar a oferta da ‪#‎educação‬fundamental, sem dialogar com as prefeituras das cidades.
Agora, fico satisfeito em ouvir da @SeeducRJ que o órgão passou a rever essa medida, se integrando e articulando com os municípios.
Leda Teixeira, de Mendes, afirmou que os municípios estão fzndo mais do que podem, mas q não têm verba para absorver o ensino fundamental.
Beatriz Lugão, do Sepe, apontou falhas na gestão da educação pelo Estado e municípios, como o ñ cumprimento de 1/3 da carga horária livre.
Paula Velasco, da @SeeducRJ, reafirmou que as prefeituras não tem a obrigação de oferecer o ensino fundamental.
Sobre a estadualização, Araruama sinalizou que deseja que seu ensino médio seja absorvido pelo Estado, que já se planeja para essa oferta.
Já Cabo Frio e Três Rios apontaram à @SeeducRJ que irão continuar ofertando o Ensino Médio.
@SeeducRJ admitiu ainda ñ cumprir lei de 2008, q prevê 1/3 da carga horária livre, mas q está sendo feito um planejamento p implementação

Nenhum comentário:

Postar um comentário