Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 11 de agosto de 2013

Não nos calemos diante desses ABSURDOS!

Gostaria de deixar registrado o ABSURDO ocorrido na CONAE intermunicipal de ARARUAMA. O aluno Victor Davidovich do Ensino Profissionalizante do IFF - Cabo Frio, chegou, após grande dificuldade de transporte, na sexta (primeiro dia da conferência) e entrou direito no auditório para os debates, vendo que não tinha feito o credenciamento foi até o local, mas já havia terminado o horário de credenciamento. Fez solicitação verbal à comissão organizadora e obteve uma negativa. Na manhã do sábado, entregou pedido de recurso com relação a seu credenciamento e, só então, obteve o crachá de credenciamento, com etiqueta verde. O regimento aprovado na plenária inicial dizia que a condição para se candidatar delegado seria "credenciamento e participação em todas as etapas". Mesmo estando em conformidade com o regulamento, o aluno foi IMPEDIDO de ser delegado, o segmento que ele representava ficou com vaga OCIOSA! Uma segunda situação também ocorreu: a mãe de aluno Sra Sonia Maria Pereira da Silva fez seu credenciamento dentro do horário previsto, participou de todas as etapas e no momento da plenária dos segmentos ao verificar que a conferência contava com um número insignificante de participantes nessa modalidade e, ainda que, o número de vagas para delegados na estadual era ainda mais insignificante (apenas 01 pai/mãe poderia representar 7 municípios) na tentativa se ampliar essa participação ela foi até a comissão organizadora e "perguntou" se poderia se candidatar no segmento de alunos universitários pois havia VAGA OCIOSA naquele segmento (uma vez que a também é aluna universitária). A comissão AUTORIZOU que ela fosse para a plenária dos estudantes universitários. Na homologação, a plenária final, não permitiu que os participantes se candidatassem em segmentos diferentes daqueles para os quais se inscreveram e a mãe Sra Sonia, foi IMPEDIDA de ser delegada. A comissão organizadora DESORGANIZOU o evento e IMPEDIU duas pessoas em situação LEGÍTIMA de continuar suas contribuições na Conferência Estadual. É INADMISSÍVEL que uma conferência que tem em seu princípio a participação, a democracia e a legalidade aja de maneira injusta e antidemocrática. A impressão que tivemos é a de que quando mais vaga ociosa tiver, melhor, afinal economizam , o que é repugnante! Solicito que esta situação seja avaliada pela comissão organizadora estadual e nacional no intuito de garantir princípios básicos elementares não sejam rasgados como ocorreu na etapa intermunicipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário