Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ontem participei como representante do Conselho de Alimentação Escolar da elaboração do PPA (Plano Plurianual - 2014 a 2017).
Infelizmente, combinamos um encontro de dia inteiro, mas discutimos apenas depois das 14h, por isso não tivemos tempo de terminar toda a discussão e fazer a leitura da ata.
Numa gestão com orçamento participativo todos os setores da sociedade estariam, neste momento, realizando esta discussão.
Parabenizo a SEME por democratizar este momento, mas precisamos avançar ainda mais.
Na reunião fizemos uma avaliação do PPA anterior para propor a manutenção e a reinserção de alguns projetos/programas que NUNCA saíram do papel.
Dizer, por exemplo, que não é possível aparecer no PPA investimento em reforma e/ou ampliação de escola de Ensino Médio seria um crime, pois a gestão anterior realizou uma obra no C.M. Rui Barbosa que está SEM USO. Foram 500 mil reais "jogados fora"! Por isso, sinalizei que é preciso consertar o que foi feito para que seja liberado aquele espaço que hoje está sem uso ou subutilizado. Outras observações foram feitas e sugeridas, este é apenas um exemplo do quanto é importante a discussão com vários setores da sociedade.
Todas as secretarias precisariam discutir com seus conselhos e/ou representantes diretos/usuários/beneficiários/cidadãos o planejamento orçamentário para os próximos 4 anos nesta cidade.
O PPA será encaminhado à Câmara e estaremos de olho para que nossas sugestões, aprovadas nas discussões, não sejam "esquecidas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário