Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sociologia e Filosofia no Ensino Médio

O Colégio Municipal Rui Barbosa iniciou, em 2009, uma luta pela permanência de sua matriz curricular enriquecida. A discussão ganhou as ruas e a escola foi autorizada, em caráter emergencial, pelo Conselho Municipal de Educação manter seus 32 tempos. Essa carga horária é possível porque as aulas de Educação Física acontecem fora do horário. No ano de 2009, foram aproveitados os tempos vagos para ampliar a carga horária (01 tempo de aula) das disciplinas de Sociologia e Filosofia, estabelecida pelo Conselho Municipal.
Neste ano, a escola permanece com a Educação Física fora do turno do aluno, mas a ampliação da carga horária de Sociologia e Filosofia não aconteceu. Os alunos têm horário vago.
O Governo Federal, nas Orientações para o Ensino Médio, indica como mínimo necessário 02 tempos de aula para as referidas disciplinas. O que nos parece óbvio.
O que estamos vendo são professores se desdobrando para conseguir dar conta de um conteúdo mínino, em uma carga horária ínfima. Isso sem falar das burocracias inerentes ao trabalho docente. São 16 diários a serem preenchidos! Imaginem quantas avaliações a serem corrigidas!
Só quem não está em sala de aula pode achar que uma decisão como essa não causa transtornos ao trabalho docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário