Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sepe teve audiência com o secretário estadual de Educação Wilson Risolia


A diretoria do Sepe se reuniu hoje (29/10) com o novo secretário estadual de Educação, Wilson Risolia (foto). Como a pauta era muito longa, a reunião não foi finalizada, mas o secretário se comprometeu a marcar uma nova reunião após o feriado para terminar a pauta. O secretário se apresentou, afirmando que mesmo sem ser da área da educação é funcionário público e ajudou organizar o Rio Previdência, garantindo hoje uma previdência estadual sem nenhuma dívida com os servidores. Nesse momento, a diretoria fez a apresentação política do sindicato, que não luta somente por questões corporativas, mas também pela educação de qualidade.

A seguir, foi discutida a obrigação do funcionamento das escolas no dia 1º de novembro. A diretoria argumentou que a decisão foi tomada em cima da hora pela SEE e que não seria produtivo para o ano letivo, já que o índice de faltas dos alunos seria muito grande. Grande parte das escolas já teria o calendário de 200 dias letivos, garantido mesmo com a liberação no dia 01/11. O secretário se mostrou sensível às argumentações e se comprometeu em ver com a equipe o que poderia ser feito.

A diretoria solicitou, ainda, que o secretário analisasse a situação dos novos concursados, que dividem sua carga horária em várias escolas, o que agrava a situação dos baixos salários e, como conseqüência, aumenta a saída dos profissionais da rede.

A seguir, listamos ponto a ponto a pauta:
Enquadramento por fomação: o secretário afirmou o compromisso em trabalhar para regularizar os enquadramentos. Tentará, ainda esse ano, publicar os dois últimos lotes. Quanto ao enquadramento dos professores de 40 horas, Risolia verificará a situação para a agilização dos processos.

Por tempo de serviço: apresentamos o atraso médio de seis meses que os enquadramentos automáticos por tempo de serviço têm. Também houve o compromisso de regularizar a situação.


Funcionários administrativos: está na pauta do Secretário, tanto a questão funcional/salarial quanto o concurso.

Auxílio transporte: está na pauta do secretário.Eleição de diretores: discutiremos com mais profundidade na próxima reunião.Passivos: marcaremos uma reunião específica para discutir tanto os passivos judiciais como os administrativos.Pauta para a próxima audiência: Conexão Educação; eleição de diretores; saúde/licenças médicas; Animação Cultural (demissões/investidura/INSS); compressão de turmas; DOC II; Código 61/licenças-prêmio; Matriz Curricular; Licenças médicas (atestados e lotação); Especialistas formados pela UERJ.

fonte: http://www.seperj.org.br

São mesmo muitos pontos abordados pelo sindicato. O governo do estado tem deixado inúmeras questões pendentes com os profissionais da educação. Não acredito que um secretário que inciou tão mal sua pasta possa me supreender, mas vamos dar oportunidade para que ele nos faça "morder a língua" por nosso descrédito na sua inidicação. Nesse primeiro encontro nada foi efetivamente garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário