Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eleições nas escolas estaduais

A eleição direta para diretores foi apovada na Conae, ano passado. Todas as propostas aprovadas na Conferência foram encaminhadas à Brasília e devem passar pelo Congresso. Devemos acompanhar os candidatos que elegemos e como eles votarão no Congresso as propostas dos profissionais de educação na Conae, pois são nossos representantes.

Precisamos dar um basta nessas funções gratificadas nomeadas pelo interesse político, que transformam a direção escolar em fantoches das coordenadorias e do governador.

Quando algum diretor resolve que não vai seguir os planos "loucos" daqueles que ocupam os gabinetes por indicação política, sempre existe a pressão da substituição da equipe diretora. Portanto, esses ficam "devendo favores, aos que os mantêm no poder.
Não se defende a qualidade da educação e sim a politicagem do Estado.
Com eleições diretas, a direção teria que trabalhar para a comunidade escolar, conforme prevê a lei, e não para políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário