Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Quero meu dinheiro de volta!

Devolução de Descontos indevidos - IBASCAF
Os servidores municipais de Cabo Frio, tiveram descontados, indevidamente, de seus salários, valores relacionados as horas extras e as funções gratificadas. Pagamentos momentâneos não contribuem para a aposentadoria e, portanto, não podem sofrer descontos. O desconto INDEVIDO, aconteceu durante anos. Foram recolhidos 11%, dessas horas extras/gratificações, e “enviados” ao IBASCAF, o Instituto de Previdência.
No IBASCAF, ouvimos várias vezes que foi solicitado à Prefeitura que parassem com os descontos, mas isso não ocorreu.
Muitos servidores solicitaram, através de processo, esta devolução. Alguns poucos receberam, outros, receberam parte e muitos não receberam NADA. O IBASCAF diz que esse dinheiro, descontado do servidor, não chegou aos cofres da instituição e alega falta de caixa para efetuar as devoluções. Diz que, através de um planejamento orçamentário, fará os pagamentos no próximo ano.
É preciso lembrar que o servidor foi lesado. Que o valor retirado do servidor fez falta ao seu orçamento. Ninguém deu a ele opção. Para ele, não foi possível planejar ficar sem o dinheiro.
Quanto o município deixou de pagar, nos contracheques, mensalmente com a desculpa dos 11% de previdência?
Não é preciso lembrar mais uma vez que temos um município rico. O governo sabia que era irregular, mas continuou a retirar o dinheiro do servidor. Na verdade, “fez caixa”. Tirar do trabalhador é muita crueldade. Nem vamos falar do PASEP sequestrado para não sofrermos ainda mais.
É, a cidade para o cidadão. Resta saber qual cidadão, pois para o servidor, com certeza não é.
Queremos o que é nosso, corrigido, por favor!

3 comentários:

  1. Esqueceram professora!!!!!!! fomos lesados realmente e alguns receberam e nós ainda não!!! é algo para começarmos a lutar , precisa ser mais uma guerra e luta ganha!
    Patricia

    ResponderExcluir
  2. Também fui lesada, tive conhecimento de docentes que receberam e sempre que ligo para o Ibascaf para saber do processo, as respostas são as mesmas: "A devolução está parada!" ou "Não recebemos verba!" ou "Ainda estamos devolvendo do pessoal de 2011!"...Quando começaremos essa luta que, NÃO POR INFLEXIBILIDADE NOSSA, É NOSSO DIREITO, será de muitas reuniões e finalizará em greve????

    ResponderExcluir
  3. Também fui lesada há anos atrás, mais precisamente em 2002, quando fui chamada para o concurso e me obrigaram a assinar o termo de posse com data de julho. Assim como eu, todos os concursados desta época estão na mesma situação. 3 anos depois, tentei entrar com o processo de enquadramento e como pela data do termo de posso ainda não havia terminado o estágio probatório, não me deixaram entrar com o processo. Com isto, perdi 1 ano de enquadramento. Uma diferença salarial grande, que mesmo depois de termos entrado com um processo conjunto através do SEPE lagos, nunca foi paga. Procurei saber o que houve com o processo várias vezes e ninguém do sindicato soube responder. Disseram que a administração anterior perdeu o processo. Somos lesados todos com infrações como esta.

    ResponderExcluir