Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O SEPE SOMOS NÓS! CARTA ABERTA

Na última eleição do SEPE, realizada em junho de 2009, participamos da Chapa 1 visando concorrer à Direção do SEPE LAGOS.
Nosso propósito era o de contribuir para o processo democrático, de resgatar a história de um SEPE combativo, ético e fiel às reivindicações da categoria.
Precisávamos enfrentar o esvaziamento das assembleias, as negociações mal conduzidas, a falta de transparência financeira, a incompetência no uso da mídia e a obtenção de vantagens pessoais.
Após mais de 15 meses na atual gestão, com uma reduzida participação na direção, presenciamos diversas situações incompatíveis com nossa concepção sindical e tivemos situações-limite para nossa luta. Entre as quais destacamos:
- Ausência na prestação de contas para a categoria e para os próprios integrantes da direção;
- Autoritarismo e manipulação nas deliberações da direção;
- Recusa em compartilhar o espaço do sindicato com os integrantes da nossa chapa;
- Uso do sindicato para atendimento de interesse e necessidades pessoais;
- Prioridade a atividades de caráter recreativo, em detrimento das iniciativas que favorecessem a politização e conscientização dos profissionais da educação;
- Realização de atividades de caráter populistas e alienadoras;
- Ausência de posicionamento efetivo no tocante às políticas educacionais;
- Participação irresponsável nos diversos Conselhos Municipais ligados à Educação.
Diante dessas considerações, nos sentimos impossibilitados em permanecer atuando na Direção do SEPE. Nos recusamos a ser coniventes com esta situação, construída pela maioria da direção.
Apresentamos, portanto, nosso afastamento coletivo, reforçando a necessidade de nos organizarmos, para que o SEPE retorne o caminho de suas raízes e de sua história.

Chapa 1 - Prof. Bruno, Profª Denize, Profª Eloísa, Prof. Hamilton e Prof. José Otávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário