Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Governo propõe alterações no Regimento da Rede Municipal de Cabo Frio

Foi encaminhado ao Conselho Municipal o Regimento Escolar da rede municipal para alterações.
Da última vez que isso aconteceu, todas as unidades da rede tiveram a oportunidade de realizarem discussões sobre os artigos. Época em que defendemos, entre outras coisas, a matriz curricular com 32 tempos. Infelizmente, naquele momento, não conseguimos aprovar e tivemos que obter uma autorização provisória para funcionamento em discordância do regimento. Situação que nos levou à grande mobilização e desgaste.
Desta vez, não foi encaminhada NENHUMA discussão com as escolas, o que consideramos um absurdo.
Felizmente os Conselheiros, numa atitude altamente democrática, nos disponibilizaram o documento e se colocaram à disposição para levar nossas proposições às reuniões do CME, que acontecem às 3ª, 14h, na Casa dos Conselhos.
Eles terão o mês de novembro para apreciação e, possivelmente, aprovarão o documento até a primeira quinzena de dezembro.
Precisamos fazer uma análise de todo o documento e encaminharmos nossas considerações ao Conselho, ou a algum dos Conselheiros.
Não devemos deixar que decidam sobre nossos direitos, deveres, nossa prática pedagógica, nosso dia-a-dia profissional, sem ao menos ouvirem nossa opinião. Afinal, o que for decidido será lei sobre nós.
A escola pública se faz democraticamente.
Link para o documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário