Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Espetacular a coluna do Prof. Chicão, hoje, na Folha dos Lagos

Prof. Chicão fala em sua coluna hoje, na Folha dos Lagos, sobre "Cancelamento e Conselhos".
Dos cancelamentos, menciona sobre os inúmeros shows cancelados pelo governo de Cabo Frio. Nossa solidariedade ao segmento cultural desta cidade e as manifestações de repúdio as ações arbitrárias.
Quanto ao Conselho de Educação, aplaudimos as denúncias e o texto tão direto e verdadeiro.
Transcrevemos os últimos parágrafos da coluna:
"(...) Governos democráticos, em todo mundo, dialogam com entidades representativas da sociedade. Menos aqui. Na área da educação, o governo faz o mesmo procedimento (refere-se ao Conselho da Cultura). Lá, o SEPE e a comunidade escolar estão sendo totalmente alijados da discussão.
Sabem porquê desses procedimentos? Porque tem grana federal vindo aí e eles estão de olho nela. Os conselhos são exigências do governo federal? Então vamos manipulá-los para controlá-los, pensam.
Como professor e produtor independente, aconselho todos os artistas, professores e produtores culturais desta cidade a boicotarem esta manipulação e esta forma autoritária de proceder. Deixem essa gente só, falando sozinha. Ou então acompanhados apenas dos puxa-sacos, aqueles que esmolam favores e, para isso, vendem suas consciências."

Assinamos embaixo. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário