Tentando recuperar nossa participação no Fórum para elaboração do PME, trazemos parte do documento lido na plenária das discussões:
Considerando a importância da participação da comunidade escolar na elaboração e análise das metas, objetivos, ações e prazos do PME, apresentamos um documento de agravo à forma antidemocrática como foi conduzida a construção do PME, ressaltando os seguintes aspectos:
- Descumprimento do cronograma (seminário suspenso sem justificativa, alteração nas datas das reuniões, etc), o que dificultou a efetiva participação;
- Contratação de empresa privada para assessorar a construção do PME(terceirização): falta de transparência em relação à licitação;
- Modificação do relatório produzido pelo grupo de Ensino Médio;
- Não inclusão das diretrizes norteadoras da discussão e do diagnóstico (resultado do censo escolar);
- Desconhecimento do Plano em sua integridade (enviada apenas o capítulo 6). A fragmentação impede a análise , a partir da visão de totalidade;
- Lógica privatizante que perpassa o Plano em vários momentos;
- Repúdio a qualquer forma de avaliação externa que tenha como foco o produto e não o processo ;
- Ausência de mecanismos que possibilitem a avaliação do sistema municipal e das políticas educacionais;
- Falta de referência à garantia da autonomia das escolas, especialmente quanto ao aspecto pedagógico;
- Ênfase na profissionalização com caráter mercadológico;
- Incoerência do PME com as propostas do PNE.
E agora? Onde estão os representantes da sociedade para acompanhar e questionar o PME? Cadê a Comissão? E o Conselho Municipal de Educação?
De que adianta termos um Plano Municipal de Educação se ninguém sabe dele?
Páginas
Na Luta pela Escola Pública
Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.
O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.
O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário