Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Rede Estadual:

Companheir@s,

Embora muitos servidor@s não conseguiram resistir, ainda há um bom grupo que não se dobrou e não aceitou o memorando de apresentação para outra escola.

Mas o clima nas escolas, é de terror psicológico. As direções das escolas, temendo perder o cargo (leia-se a gratificação), pressionam os funcionários a que peguem na Metro o memorando e se removam para a "escola polo", senão receberão falta, perderão salários ou serão exonerados! O SEPE deve ajuizar ação de assédio moral contra essas direções.

O ato na SEEDUC foi muito bom, com banda, letras criativas e um grupo animado no bloco "Daqui não saio daqui ninguém me tira".  O desfecho não foi como esperávamos. O Secretario sr Luís Carlos Becker deveria liberar, como previsto, uma primeira relação de servidor@s que não serão removidos porque isso significará grande desmonte em suas vidas pessoais. Entretanto, o Subsecretário  - autorizado a resolver a questão - lá não apareceu. E tivemos que protocolar com sua assessora Janaína uma nova lista de servidores prejudicados. O que queremos mesmo é a reversão de TODOS os casos, pois todos sofrerão graves prejuízos com essa medida autoritária!

Finalmente, o passo seguinte foi parar na ALERJ, com uma AUDIÊNCIA PÚBLICA no dia 20, às 10h. Espera-se que a SEEDUC compareça e explique por que quer contratar empresa de terceirização em detrimento de garantir em seus locais de trabalho funcionári@s de mais de 20 anos, concursados, de carreira, e que têm sustentado com dedicação a escola pública, em todas as funções para as quais foram solicitados pelo Estado.

Se a direção se reunir no dia 14 poderemos convocar um assembléia extraordinária dos estatutári@s, apesar do calendário espremido. Caso contrário o calendário será: ALERJ dia 20 e ASSEMBLEIA da categoria dia 23.

Hoje o jornal O Dia me ligou. Esperemos que repercutam.
Abraços Florinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário