Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Atenção, SEME-Cabo Frio!


Achamos ótimo que a SEME promova cursos no Centro de Estudos Natália Caldonazzi. O que achamos uma aberração é não reconhecer que cursos de pós graduação, inclusive mestrado e doutorado, sirvam como comprovação de dedicação ao estudos pelos profissionais da educação.
Temos obrigação legal, em nossa carga horária de trabalho, de estarmos nos atualizando/formando em serviço e DESCONSIDERAR essa formação é um ABSURDO!
SEME-Cabo Frio reveja essa orientação URGENTE!

3 comentários:

  1. E um professor, mesmo com mestrado e/ou doutorado não tem mais nada a aprender?
    Ele se especializa em uma área e isto não quer dizer que domine todos os ramos de sua disciplina!

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  2. Professor com mestrado e doutorado continua estudando. A questão não é esta. O que falei é sobre o absurdo de DESCONSIDERAR aqueles que estão FAZENDO e obriga-los a ir a cursos que acontecem simultaneamente à especialização do professor.

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  3. Fatores que merecem total atenção.
    A forma como os tempos de coordenação/planejamento/formação foram alocados está meio mal feita, pois esses tempos tem que ser feitos na escola. Agora fica a pergunta:e as horas que o professor fica em casa corrigindo, não contam como planejamento?Acho que isto poderia ser revisto.
    Outra coisa errada:O DOC II tem que cumprir a carga horária em 3 dias. Não há necessidade alguma nisso, já que hoje as escolas tem 2 turnos de 5 tempos. E é balela dizer que a ligação do mesmo com a escola aumenta, já que ele pode fazer 18 tempos em 2 dias e aparecer no terceiro para apenas 2 tempos. cumprir a carga horária em 2 dias com qualidade é perfeitamente possível, ainda mais com 14 tempos de aula e 6 em coordenação.
    O que mais chama atenção são esses cursos. Explico:Há cursos que não tem nada a ver com a disciplina e os palestrantes não tem noção da realidade escolar do município. Os cursos estão servindo apenas para os professores cortarem tempo de planejamento dentro da escola. Teve um palestrante que não sabia que haviam crianças de 13 e 14 anos no primeiro ano do fundamental, que há meninas grávidas nas escolas, etc...
    São fatores que poderiam ser revistos.

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