Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 23 de setembro de 2014

#QueroRuiMunicipal!

No sábado, 20/09, tivemos mais uma etapa das discussões da reformulação do Plano Municipal de Educação - Cabo Frio. Estamos acostumadxs com as dificuldades em aprovar propostas que rompam com a lógica de investimentos de verba pública em instituições privadas, com os interesses de empresários que exploram a concessão do transporte público (não aprovam passe livre) ou com a dificuldade em atender às demandas da juventude para uma educação libertária e emancipadora, mas ver a proposta do governo em encaminhar pedido de alteração na lei orgânica da cidade para eliminar gradualmente a oferta de matrículas da rede municipal nas escolas de ensino médio municipal já existentes ( e garantidas em lei) me causou um misto de revolta, desânimo, asco, indignação e força para gritar aos quatro cantos: NÃO PASSARÃO! 

Muitos que votaram pela extinção das matrículas do ensino médio, já estiveram no Rui como alunx, como pai/mãe/vó de alunx ou pleiteando vaga no colégio. 
Agora, o governo enche a plenária do fórum para votar em bloco na única (vejam, ÚNICA proposta apresentada pela SEME) de alteração na lei orgânica (o Rui era citado nominalmente na lei orgânica do município, depois, com a criação de outras escolas, a lei foi alterada para garantir a permanência de todas já existentes) eliminação das matrículas desse segmento na rede municipal. Ainda têm a cara de pau de iniciar a proposta dizendo que são um governo que pensa na educação e que não fecha escola, por isso a proposta é de transferência para o ente federado competente (rede estadual), as matrículas do município. Se o problema fosse a questão de repasses de verbas (pelo ensino médio o governo não recebe repasses como FUNDEB, mas recebe outros -PDDE, PDE, PNAE, PNATE...) e REALMENTE estivesse em defesa da escola, proporia a luta para recebimento de repasses para toda a escola básica, coisa que NÃO aconteceu.
Quem enxerga educação como despesa nunca tratará educação como prioridade.
Mudam "algumas" cadeiras, mas a política de precarização/sucateamento da rede pública municipal caminha a passos largos.
Temos duas saídas para as discussões do Plano Municipal de educação e Cabo Frio: ocupar ou esvaziar
Não seremos usadxs para a legitimação desse processo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário