Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Rui Barbosa


Parece que os senhores esperam meu silêncio
Enquanto assinam, contra a minha vontade,
Um pacto para acabar com a possibilidade,
De, no futuro, eu lembrar que houve qualidade
Na já famigerada pública educação...

Parece que os senhores esperam meu silêncio
Parece, que não me pediram a minha opinião
Sendo eu o maior beneficiário
Acho justíssimo que o sistema me faça de otário
Ao decidir nas minhas costas uma mudança
Que quer subir na contra-mão do rio
Sucateando, garimpando, desmontando a minha escola
E levando os restos mortais do meu passado
Para outra jurisdição.
(E porquê não?)

Ah, senhores! Não me pensem um tolo adiplomado!
Não fantasiem meu silêncio tão inocentemente
Ao julgarem-me um simples aculturado
Tenho a certeza de que os senhores são os culpados
Pelo que eu ser poderia e não sou,
Pois muito mais conhecimento, aliás, eu teria
Se as minhas escolas prévias os senhores
Não tivessem sucateado.

Se quiserem tolos, não venham aqui!
Se quiserem silêncio, não venham me pedir!
Se quiserem meu voto, ah, não posso escrever um palavrão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário