Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Conselho Escolar

Mesmo com apenas 10 anos, Taciane Souza, que cursa o 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Arminda Tereza Zillvock, em Cascavel, no Paraná, entende que tem papel importante além da sala de aula. Para a estudante, participar das atividades dentro da escola é motivo de orgulho. Sempre que é convidada, Taciane comparece ativamente às reuniões do Conselho Escolar. 
A escola onde ela estuda possui um conselho bastante unido, como conta a diretora Rosane Aparecida Correa.
Mas afinal, o que é o conselho escolar e como ele funciona? Essa é uma pergunta que  muitos pais se fazem, ao receberem o aviso de “reunião do conselho” nas escolas dos filhos.
O Conselho Escolar é o órgão colegiado da escola, com representantes dos estudantes, dos pais, além do diretor, que é membro nato do conselho escolar.  O conselho também pode, ou não, ter um representante da comunidade local.  
O objetivo é transformar a escola em um lugar democrático, onde todos os assuntos relacionados à gestão administrativa, financeira e pedagógica são discutidos. 
O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do MEC oferece cursos de formação para os conselheiros das escolas.
Hoje, existem cerca de 51 mil conselheiros convidados  a participarem de avaliações externas e diagnósticos junto à Secretaria de Educação dos estados e municípios. 
A ideia é transformar os Conselhos em um instrumento de construção das políticas de educação no país, como explica o coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, José Roberto Júnior. 
O trabalho dos conselhos é uma importante ferramenta para a discussão na Base Nacional Comum Curricular. Além da participação de toda a comunidade escolar, o Ministério da Educação convida toda a sociedade para participar com suas sugestões e opiniões à uma consulta pública no site da Base, na internet.   
Todos os conselheiros interessados em opinar, sugerir ou questionar algo referente à educação também podem participar por meio do portal Dialoga Brasil. A página do Governo Federal é aberta para a conversa com todos os cidadãos brasileiros. 
Ficou interessado nas ações do MEC voltadas para o Conselho Escolar? Então acesse o site do programa e saiba como participar. O endereço é : pnfce.virtual.ufc.br.
O áudio está disponível gratuitamente para utilização das rádios.

03/09/2015 – Sonora: Karenina Moss



Nenhum comentário:

Postar um comentário