Replicado do Blog do Professor Doc
Professor que não lançar notas de alunos no sistema de avaliação perderá gratificação!
Comentário: É tanta coisa pra comentar que eu vou fazendo intervenções ao longo do texto, conforme elas forem aparecendo, com letras azuis. A reportagem foi publicada no jornal O Dia, diário oficial do gov. Cabral, já começa por aí.
A Secretaria Estadual de Educação modificou as regras da gratificação por desempenho para os servidores da pasta. O objetivo é evitar que os funcionários de escolas burlem o sistema de avaliação de alunos (parte do princípio que os funcionários da educação são desonestos e que fariam qq coisa pra receber o "enorme bônus" por produtividade...o erro não é a falta de honestidade, o princípio do plano de metas é que está totalmente errado). O professor que não lançar nota do aluno no boletim online (Conexão Aluno)(não preciso nem dizer que está errado de novo...não é atribuição dos professores "lançar notas" no conexão, isso é uma invenção do governo Cabral na época da Teresa Porto. Professor tem que lançar notas nos diários e depois ainda fazer o mesmo na internet?!? Alguém vai receber o dobro pra fazer o dobro do mesmo trabalho?) , por exemplo, perderá a gratificação, que pode chegar a três vezes o valor do vencimento-base.
O lançamento de notas será obrigatório e caberá ao diretor da unidade aplicar os números na Internet, caso o professor se negue a fazer. (ou seja, o diretor fará exatamente o papel de capataz, que o sec. Risoles espera dele por sua nomeação - sem eleição- e GORDA gratificação, mas os professores continuam com o mesmo salário e o reajuste 5%!!!) Um código vai permitir que a secretaria verifique que não foi o docente que incluiu as notas no sistema.
O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, explicou que as mudanças fazem parte de uma política de consequência: “Durante a avaliação do Saerjinho em 2011 tivemos problemas com provas rasuradas ou com adesivos (Essas rasuras formam uma forma de os alunos protestarem contra a Seeduc, o Sec. Risoles, o plano de metas e a falta de professores na rede estadual). Está claro que alguns professores permitiram. Isso não será admitido neste ano”(é o tipo de afirmação ditatorial e intolerante, cuja única intenção é instilar o terror e o medo nas escolas), garante.
O diretor de escola também terá que resolver, em 72 horas, problemas em horário de professor regente com tempo livre. Exceção será a escola que tiver com dificuldades técnicas operacionais, por exemplo. A pasta percebeu que algumas unidades com carência tinham docentes com hora vaga. Caberá ao diretor alocar professor em tempos disponíveis.
Outra importante mudança é que toda a escola pode perder o bônus por desempenho se houver fraude no sistema de avaliação interna ou externa, como rasuras de exames feitos por alunos ou palavrões nas respostas. (mais uma vez, não serão admitidos protestos por parte dos alunos, se o aluno rasurar a prova TODOS na escola irão perder o bônus??? Isso tá parecendo só uma desculpa "pra não pagar nada pros vagabundos bem intencionados" que trabalham na educação)
Para isso, deverão ser respeitados os seguintes critérios de percentuais de provas válidas: 80% das avaliações para cada turma da unidade ou 85% das avaliações para a totalidade da escola no turno diurno. E 70% das avaliações para cada turma ou 80% das avaliações para a totalidade da unidade no turno da noite.
Regras e incentivos
NOTA NO SISTEMA
Risolia explicou que as mudanças foram concentradas nas ações promovidas em 2011 para impedir um bom rendimento do estado: “Não sabíamos que tinha professor que não lançava nota no sistema, por exemplo. Os pais ou os responsáveis têm o direito de saber como o filho ou aluno está na escola”(mais uma mentira deslavada dita para jogar os pais e alunos contra os professores! Na escola a conexão com a internet é um lixoe o professor perde horas pra fazer o lançamento de notas - tempo esse que NÃO é remunerado - a alternativa é levar pra casa e realizar o procedimento no tempo vago, de descanso, tbm NÃO REMUNERADO!).
CARÊNCIA DE DOCENTE
Outro erro encontrado foi a quantidade de professor com hora vaga em unidades com carência de professor: “O diretor será responsável e terá um prazo para resolver o problema, se ele não o fizer vai ficar sem o pagamento do bônus”. (Agora o chicote do general secretário Risoles vai "cantar" no lombo do diretor/jagunço nomeado - sem eleição - pela Seeduc. Só lembrando que o sec. fechou 42 escolas de uma vez, de um ano pro outro, onde ele achou que ia alocar todos esses professores disponíveis que perderam suas lotações?!?)
ADESIVOS COM METAS
O professor de Ciências e Biologia Alexandro Cunha Silva é autor do projeto ‘Motivação Através de Metas’ do Colégio Estadual Chequer Jorge, em Itaperuna. Os estudantes avaliaram os seus resultados durante os bimestres de 2011 e criaram metas individuais para os períodos. (Tem sempre um bem intencionado, mais desesperado pra agradar a direção ou ser nomeado pra algum cargo, que inventa uma forma de contribuir com a manutenção do status quo, quando deveria estar lutando pela melhoria salarial para todos os funcionários da educação, independente de metas e planos. Só assim teremos educação pública de qualidade!!!) Cada aluno ganhou um ímã de geladeira personalizado, com suas notas e objetivos: “Desde então estamos visitando pessoalmente os nossos alunos e a receptividade tem sido grande”.
http://oglobo.globo.com/educacao/as-licoes-da-revolucao-educacional-finlandesa-para-mundo-4077243
ResponderExcluirO GLOBO: A inclusão das novas tecnologias nas salas de aula vem sendo muito debatida. Como você vê esse processo? Como isso é feito na Finlândia?
SAHLBERG: Tecnologia é parte das nossas vidas e é usada nas escolas finlandesas. Professores na Finlândia usam tecnologia para ensinar de maneiras muito diferentes. Alguns, a utilizam muito e outros raramente. Aqui a tecnologia é uma ferramenta, mas o foco continua sendo na pedagogia entre pessoas, sem tecnologia. A tecnologia não deve guiar o desenvolvimento educacional e, sim, ser uma ferramenta como várias outras.
Leia a entrevista!
Mônica - Itaperuna RJ
BRASÍLIA - Ao comentar a decisão de distribuir tablets para professores do ensino médio na rede pública, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quinta-feira (1º), durante o programa “Bom dia, Ministro”, que as escolas precisam ficar mais atrativas para os alunos e que investir nesse tipo de tecnologia pode ser uma alternativa à evasão escolar.
ResponderExcluir- A escola tem que ficar mais interessante - ressaltou, xplicando que o mercado de trabalho aquecido do país se torna grande atrativo para que os jovens deixem a escola. - A geração nova quer essas informações. Não dá para a gente ficar só com o quadro-negro do século 17 - completou.
Mercadante afirmou no program aque 320 mil professores já foram qualificadosd por meio de cursos de formação para utilizar o tablet. O próximo curso, segundo ele, deve ter carga horária de 350 horas.
- Essa luta eu já comprei, vamos ter computadores na escola. O professor vai ter todas as chances de se modernizar se quiser - disse. - Impensável, no século 21, é ter um professor que não pode entrar no Google.
Compare a opinião do finlandês PAsi SaHlberg, co a do nossa grande especialista ministro Mercadante boquinha da Silva, que nunca entrou em uma sala para lecionar ounfrequentou um curso ligados educaçao