Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 17 de março de 2012

Informes da Assembleia de 16/03/2012

Na dolorosa, mas necessária assembleia de ontem, foram excluídas do quadro de filiados do SEPE/RJ as professoras Solange Magalhães e Luiza Gomide.

As acusações de desvios de dinheiro e falsificação de documentos foram comprovadas pela auditoria e pela comissão política estabelecidas.

Em sua defesa falou a professora Solange que admitiu ter feito uma administração equivocada do dinheiro do sindicato que ficou por oito anos sob sua responsabilidade. Enfatizou que nunca apresentou nota fria no caixa da entidade e que não reconhece justa a devolução de mais de 25 mil reais ao SEPE, apontados pela auditoria como desviados para sua conta pessoal.

Já em nome da professora Luiza Gomide, a professora Sinéa leu o documento elaborado que chamaram de “Manifesto da Verdade” (da SUA verdade, obviamente). Neste documento a professora Luiza Gomide não reconhece nenhum equívoco ou erro de conduta durante sua gestão na direção do SEPE-Lagos. Relata a ação da diretora do SEPE-Central, que durante anos fez o apoio a ela e que agora muda de lado, denuncia a campanha extemporânea do novo grupo do SEPE-Lagos, através da agenda distribuída e solicita cópia dos documentos contábeis do sindicato. (leia aqui p.1 , p.2 e p.3 do documento)

Muito triste assistir a forma decadente com que a professora Luiza Gomide fez sua defesa, mas como o jogo se inverteu ela agora abre fogo (e há de se ter uma leitura atenta sobre suas denúncias, algumas importantes sinalizações de como as coisas funcionam num âmbito maior) contra os que já compactuaram com sua forma autoritária e manipuladora à frente de um sindicato com uma história de luta tão importante quanto o SEPE-Lagos.

Apesar de todo o desgaste físico e emocional ocasionado por esse processo, precisamos reconhecer que o sindicato não fugiu a apuração dos fatos e a punição exemplar de quem cometeu irregularidades. O estatuto da entidade foi honrado e podemos acreditar que um novo momento será construído a partir desse exemplo.

Que possamos fazer com que a luta e a dignidade de bravos companheiros possam ser recuperados em nosso núcleo para que nossa categoria volte a encher nossas assembléias e recuperar a dignidade diante de nossa comunidade.

Vamos à luta!

2 comentários: