Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 22 de abril de 2012

Alô, jurídico do SEPE!


Alunos da rede estadual terão novo uniforme no segundo semestre de 2012

O visual dos alunos da rede de ensino estadual vai mudar a partir da metade do ano. Um novo uniforme vai ser distribuído aos estudantes na volta às aulas de julho, a começar pelos alunos que entrarem nas unidades escolares neste período. Já os antigos receberão as camisas novas no começo do ano que vem. O número de unidades por aluno também vai subir: serão até cinco camisetas, em vez das duas distribuídas atualmente.

Outra novidade é a criação do selo de qualidade Unidades Públicas de Ensino (UPE). O título será concedido às escolas que provarem serem as melhores da rede estadual. Além de um bom índice de aprovação de alunos, escolas UPE vão precisar ter professores que sempre disponibilizem o boletim online, para acompanhamento dos pais; boa gestão e prestação de contas em dia; infraestrutura de qualidade e quadro de professores preenchido.

Orientação para os pais

As escolas que conquistarem o selo terão direito a um uniforme diferente e broches comemorativos. A ideia é que o selo possa servir para orientar os pais na hora de escolher onde matricular o filho e para estimular as outras escolas a terem um bom desempenho. O governo do estado vai escolher quais escolas serão UPEs por meio do índice de desempenho, que é calculado com a prova Saerj, e pela relação entre aprovados e reprovados.

Ainda segundo a secretaria estadual de Educação, o uniforme novo, além de sair mais barato, vai ter uma malha melhor. O gasto do governo com cada peça vai cair de R$ 9,27 para R$ 5,57.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/alunos-da-rede-estadual-terao-novo-uniforme-no-segundo-semestre-de-2012-4684105.html#ixzz1smR0tg2i

Nenhum comentário:

Postar um comentário