Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 1 de abril de 2012

Deu no Blog do Prof. Rafael Peçanha:

A Secretaria Especial de Comunicação do Congresso Nacional, que divulga agendamentos e notícias dos congressistas antes da publicação no Diaŕio Oficial – publicou nesta sexta-feira à tarde a convocação de duas Sessões Extraordinárias nas duas Casas Leguislativas (Senado e Câmara) para este domingo. Segundo o Presidente do Senado, José Sarney (PMDB), o objetivo da convocação é “agilizar a aprovação de matérias de relevância nacional antes do prazo legal de início das campanhas eleitorais (6 de julho), a fim de não caracterizar aproveitamento eleitoreiro do fato”.
´...
Na área da educação um importante projeto de lei, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está em pauta. Tata-se da proposta que pune, com detenção de 2 a 5 anos, os gestores escolares (diretores, secretários de educação, etc.) que coagirem docentes a apresentarem resultados diversos da realidade educacional. Nesse caso, a “sugestão” de elevar o índice de aprovação nas escolas; a adoração aos “planos de estudo” para reposição de aulas; e os sábados letivos como formas de “preencher” os dias obrigatórios no calendário escolar, passam a ser medidas consideradas criminosas, por forçarem o professor a documentar uma realidade inexistente.

Um comentário: