Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quinta-feira, 29 de maio de 2014

Crueldade no Rio


Por Vanessa Neto (facebook)

A luta não é minha, a luta é nossa. Não existe "eles" ou "nós", existe professores sendo encurralados pelo governo, pelo egoísmo, pela corrupção. Encurralados nas ruas, encurralados dentro de escolas. Se submetendo a jogos de poder, à mercê de políticos que nada sabem sobre o educar. Não existe separação, estamos todos encurralados. A grande diferença está na reação daquele que se vê encurralado. Enquanto uns se deixam encurralar, outros resistem bravamente. 
Posso não ter o poder de mudar tudo, de mudar o mundo, mas não me deixo encurralar calada, apática, sofrendo muda. Não existe pra mim a lei do "deixa quieto", quem me conhece sabe que nada fica entalado na minha garganta. Eu falo, eu grito e luto, do meu jeito, mas luto.
Não conseguiria ver colegas apanhando e não fazer nada, não conseguiria ver colegas precisando do meu apoio e não fazer nada, não conseguiria ser omissa e indiferente à minha missão de contestar o que está errado. 
Estou dolorida, cansada, mas não arrependida da minha decisão de lutar. Triste em ver que falta a presença de alguns colegas, feliz por saber que os que estão comigo são os melhores, são os mais bravos, são os mais inconformados.
A luta de hoje acabou, já é hora de descansar. Mas a guerra ainda não tem fim e ainda é tempo de conscientizar os educadores que a missão do magistério vai além da sala de aula.

Dedico este desabafo aos meus companheiros de luta Aline Pavão Magda Carvalho Fernanda Amaral Graziele Vidal
Às minhas musas e mestres Idione Paixao Marta Cardoso
‪#‎educaçãoemgreve
‪#‎firmesnaluta

Nenhum comentário:

Postar um comentário