Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 15 de julho de 2014

A ILÍADA


O grupo Creche na Coxia, com mais de 30 anos de atividades teatrais na cidade de Cabo Frio e com mais de cem prêmios acumulados ao longo destes anos em diversos Festivais de Teatro, ressurge com um novo espetáculo com estréia agendada para  25 de julho, no Teatro Municipal de Cabo Frio.
O grupo faz uma releitura do poema A ILÍADA,  escrito por Homero no ano 700 a.C. com texto e direção de Silvana Lima e músicas de Dio Cavalcanti. No elenco, para viver os heróis gregos e a saga da princesa Helena, estão Débora Diniz, Ivan Alves, Júlia Lima, Marcelas Rimes, Pedro Brandof, Ravi Arrabal, Rodrigo Rodrigues e Vivi Medina. Ivan Tavares assina a direção do espetáculo que traz oito músicas cantadas e tocadas ao vivo pelo elenco.


O grupo colocará em cena dois andaimes de 4,5 de altura por onde os atores ambientarão os castelos dos reis e outros cenários comuns à época, todos propostos pelo texto. A direção investe na fisicalidade dos atores que também se desprendem dos andaimes para viverem cenas de guerra no chão do palco e também brinca  com a (oni) presença do coro grego aproveitando suas múltiplas funções:  fornecer conselhos, exprimir opiniões, tomar parte ativa na ação; criticar valores de ordem social e moral, ser espectador e poder reagir aos acontecimentos e ao comportamentos das personagens - conferindo maior teatralidade à encenação e redimensionando os múltiplos significados do texto.

         O projeto A ILÍADA foi contemplado pelo PROEDI (Edital de Cultura da cidade de Cabo Frio EM 2013 PARA REALIZAÇÃO EM 2014. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário