Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 18 de dezembro de 2011

RELATO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ALERJ

Este é um pequeno relato da Audiência Pública da Comissão de Educação da Alerj, ocorrida em 14 de dezembro, onde o Secretário de Educação do Estado do Rio apresentou seu balanço da gestão 2011. Estavam presentes os deputados Comte Bittencourt, presidente da comissão, os deputados Robson Leite e Marcelo Freixo, dentre outros.

O Deputado Comte Bittencourt começou expondo alguns problemas que a comissão encontrou recentemente na rede. A rede está sem orientadores tecnológicos. Em 90% das escolas, os laboratórios de informática que existem estão fechados e os equipamentos que existem, sem uso. A escola estadual Enrich Heine de Santa Cruz, apresentada pela seeduc como modelo, inaugurou o ano com um laboratório de química. Logo após o início das aulas, o laboratório sumiu da escola e retornou apenas no final do ano. O dinheiro destinado à merenda do Rio é dos mais baixos do país. Dentre outros problemas, o mais urgente era o fechamento das escolas compartilhadas, que abrigam sobretudo cursos de EJA noturno.

O secretário falou durante mais de uma hora e meia. Começou falando de infraestrutura e apenas no quinto e último ponto falou sobre o magistério, centrando seu discurso nas premiações promovidas para os alunos que se saem bem no Saerj.

Em sua fala, o secretário foi extremamente infeliz ao tratar a questão das licenças, sugerindo que a maioria dos professores tira licença para não dar aula. Ele mostrou um quadro indicando que as licenças aumentam em período de aula e diminuem no período das férias. Por que será, secretário? É porque os professores são vagabundos e não querem trabalhar? Ou não será antes porque a maioria encontra-se no limite de suas capacidades e com sua saúde, física, mental e emocional, prejudicada?

O secretário foi infeliz também ao dizer que os professores que boicotam o saerj/saerjinho estão boicotando o direito dos jovens de terem o sistema avaliado e corrigido. O secretário afirmou que o boicote impede que os alunos possam ser motivados e usufruir de momentos de premiação, como ganhar laptops e fazer excursões culturais, prêmios dados aos alunos que se saem melhor no Saerj. Ora, secretário, ninguém é contra mecanismos diagnósticos, somos contra um sistema implantado com a lógica da premiação e da punição. Consideramos que essa é uma visão estreita e empresarial de educação, contrária a uma política de Estado minimamente responsável, que deveria ser ela mesma educativa, visando uma sociedade menos competitiva, mais justa e solidária.

O secretário foi extremamente infeliz, por fim, ao dizer que a relação de alunos/professor no Estado do Rio é a menor do país; e ainda mais infeliz ao dizer que o fechamento das escolas e a transferência de alunos e professores levadas a cabo se justificam pela existência de turmas com apenas um ou dois alunos e de um grande número de “alunos fantasmas”.

Replicado do Blog Acampa Greve

2 comentários:

  1. Boa noite "pó de giz" estou retomando as postagens no blog do acampagreve, mas gostaria mesmo era de tentar fortalecer um blogosfera voltada para educação estadual.
    Com certeza temos muito mais em comum para nos aproximarmos para tentar potencializar informações pró-educação e professorado já que a grande mídia não faz isso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Precisamos ocupar nosso espaço nessa blogosfera.
    Vamos à luta!

    ResponderExcluir