Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Primeiras notícias sobre a audiência com Risolia, hoje, dia 07/02/12.

Foi marcada uma nova audiência para sexta-feira para que o secretário possa resolver algumas pendências.

1 - Professores excedentes: A seeduc estudará uma maneira de acomodar os professores excedentes dentro da mesma escola de lotação, já que o "autonomia" é provisório e esse quantitativo excedente inexistirá com o fim do programa. Também foi denunciado casos absurdos de professores que estão cumprindo carga horária em até 8 escolas comprometendo ...
assim o trabalho. A secretaria solicitou ao sindicato esses dados concretos para que isso seja evitado. A saída talvez seja a utilização dos professores excedentes em alguns projetos de reforço escolar dentro da própria unidade de lotação.

2 - Reajuste: Há uma margem para ser discutida, mas o secretário só poderá falar de reajuste em março.

3 - 1/3 de planejamento: o entendimento da seeduc é igual ao da sme-rj que aliás é o mesmo discurso de todas as redes públicas de ensino...para eles o que vale é a hora/relógio, portanto segundo esse entendimento o prof doc I 16h já fica mais de 1/3 da carga horária fora de sala de aula. A briga tem que ser na justiça.

4 - Autonomia: Continuará por pelo menos mais 22 meses para acabar com a distorção idade-série

5 - Espanhol e Ensino Religioso; não foi demonstrado nenhuma possibilidade de se rever o 3x1 ou 5x1, mas os excedentes se enquadrarão no item 1. Os casos de horários absurdos devem ser comunicados ao sindicato o mais brevemente para ser apresentado na audiência de sexta-feira.

O Secretário descartou que haja um caos nas escolas com professores sobrando. Existem talvez alguns casos "pontuais" que serão resolvidos...por fim disse meio sarcasticamente que estava contente pois nos anos anteriores o sindicato reclamava que faltavam professores e esse ano estamos reclamando que está sobrando professores.

prof. Omar, por email

Um comentário:

  1. Já vi muitos absurdos acontecerem ,mas começamos o ano muito "bem". Sou professora da rede estadual de Ensino Religioso e gostaria de saber quantos alunos estarão em cada turma 5.1?
    Ainda não tenho meu horário,minha vida está sem rumo,trabalho na rede municipal do meu município e não sei de conseguirei cumprir com essa carga horária absurda que o Estado inventou...
    O descaso com os professores aumentam a cada dia,as informações são sempre as piores...penso que o fracasso na educação começa pela falta de respeito que o educador sofre,afinal,respeito é a base de tudo.

    ResponderExcluir