Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Greve de Advertência continua amanhã

Os profissionais de educação da rede estadual decidiram continuar agreve de advertência em defesa dos triênios dos servidores estaduaisaté amanhã, quarta (dia 20) – amanhã, o Sepe convoca a categoriaa participar das atividades dos servidores federais da educação, comconcentração às 13h, na Alerj; e depois participação dasmanifestações da Cúpula dos Povos.

A greve de advertência, que se iniciou ontem, dia 18, será de 72horas em todo o estado, com o retorno ao trabalho na quinta-feira, dia 20.

A educação e os demais servidores estaduais estão mobilizados para defender o direito à gratificação por tempo deserviço (triênios). A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) do governador Sergio Cabral, enviada ao SupremoTribunal Federal (STF), representa ameaça real a esse direito, já que também foi solicitada uma liminar – que pode serconcedida a qualquer momento. O movimento exige a retirada imediata dessa ADIN.

Além da defesa dos triênios, a educação se mobiliza por mais reivindicações, sendo as mais importantes: garantia dereajuste para os professores em 2012 (os professores não tiveram reajuste salarial este ano); enquadramento porformação para os funcionários; e reconhecimento da situação dos animadores culturais. Estas reivindicações já foram entregues ao secretário da Educação, Wilson Risolia.

Hoje, segundo dia da paralisação de 72 horas da rede estadual, foi realizada uma assembleia no Clube Municipal, quedecidiu o seguinte calendário:

- Continuação da greve de advertência até quarta, dia 20;

- Paralisação nos dias de aplicação do SAERJ, previstos para 27 e 28 de junho – atenção, se a SEEDUC mudar os dias, aparalisação ocorrerá da mesma forma;

- 3 e 4 de julho: paralisação de 48 horas – dia 3, Conselho Deliberativo, no Clube Municipal, 10h, e assembleia, às 14h; nodia 4, marcha até o Palácio Guanabara, com concentração no Largo do Machado, às 10h.

Na foto, passeata dos servidores estaduais no dia 14, no Centro do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário