Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 23 de junho de 2012

Tenência

Desde os tempos de criança ouço pessoas dizerem que lei tem que ser obedecida, mas o tempo vem me dizendo que elas são obedecidas de acordo com os interesses do mais forte. Nosso Plano de Carreira é Lei e o mais forte, que é o governo, quer desobedecê-la! O governo só é mais forte porque nos acovardamos! Por que não vamos à LUTA?!

A luta

Sou um professor consciente
de que miséria, ignorância, exclusão,
corrupção, violência, arrogância,
orgulho, egoísmo, falsidade...
males terríveis que afligem
os excluídos de nossa nação
só podem ser combatidos
pela educação que liberta.
A educação ensinada pelos mestres
Pestalozzi, Monteiro Lobato, Paulo Freire...
é o instrumento capaz de tornar
o povo livre, o povo sábio, o povo feliz.
Mas vivemos em contexto adverso
onde esses males tão terríveis
são terríveis para muitos
e benévolos, mui benévolos para poucos!
Para poucos que mandam e desmandam,
que governam e desgovernam!

Mudar esse quadro é possível
somente se estivermos dispostos
a lutar, lutar pela educação!
Por isso eu estou nessa luta
ora crente, ora descrente,
às vezes forte, às vezes fraco...
Mas ao sentir que descrença e fraqueza
estão dominando o meu ser
olho para meus companheiros
e os vejo lutando, lutando, lutando...
E isso me enche de orgulho, de brio, de fé!
Encho-me de força e coragem
e continuo a lutar, a lutar pela educação.

Não são todos que estão nessa luta
tão sagrada, necessária e urgente.
Muitos são muito medrosos.
Outros ainda preferem
o conforto das algemas.

A vida tem me ensinado
que viver é um eterno lutar.
Que só os corajosos vivem.
Os covardes apenas existem!

(Professor Candido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário