Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conselhos e confusão


Na penúltima assembleia do SEPE-Lagos, a pedido da SEME foram eleitos os novos membros para os Conselhos - FUNDEB, MERENDA e SAÚDE.

Percebemos que a SEME não estava muito disposta ao "cansativo" processo de reuniões necessário a eleição democrática e consciente da função dos Conselhos/Conselheiros.

Fui eleita representante dos professores no Conselho do FUNDEB.

Na primeira reunião falamos sobre esse processo de eleição desarticulado. Nem falamos das representações "eternas", coisa que já denunciamos em outra ocasião.

Na segunda reunião foi discutido a recondução de membros por mais de 2 vezes e, diante da discordância, uma nova consulta foi feita ao órgão federal. A resposta dada foi exatamente como dizíamos, ou seja, não é aceitável mais que uma recondução de membros.

Por isso, teremos novas eleições para completar algumas cadeiras.

Os diretores da rede municipal são chamados, uma vez por mês, para uma reunião. Eles têm sempre informações sobre o que ocorre na Educação do Município. Mas estas informações nem sempre chegam aos professores e alun@s das escolas. Muito menos aos responsáveis.

Ao que parece, aconteceu ontem uma reunião para escolha de novos conselheiros representantes dos responsáveis e dos diretores. Com certeza TOD@S os diretores foram chamados para essa reunião e estavam cientes da pauta, já os responsáveis...

Ainda falta a convocação para eleição do suplente da categoria dos professores...

Fiquemos atentos às convocações para que, dessa vez, a comunidade seja informada e possa participar de forma transparente e democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário