Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 24 de setembro de 2011

MEC realiza na próxima semana evento sobre conselho escolar


O evento subsidiará o trabalho desenvolvido pelos sistemas de ensino para a organização e fortalecimento dos conselhos e dará continuidade à formação de técnicos das secretarias de educação, responsáveis pela implantação e acompanhamento dos conselhos escolares.

A importância da gestão democrática da educação é o principal assunto a ser debatido no evento. Os participantes terão a oportunidade de dialogar sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) - com vigência até 2020 -, que fazem referência à gestão democrática e ao conselho escolar. O PNE está em tramitação no Congresso Nacional.

Além de painéis e diálogos, o evento promoverá oficinas sobre práticas de criação e fortalecimento dos conselhos escolares pelas secretarias de educação e sobre agenda de trabalho do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar (Gafce) nos estados.

O conselho é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, profissionais da educação, membros da comunidade local e o diretor da escola, que é membro nato. Cada escola estabelece as regras, de forma transparente e democrática, para a eleição dos membros do conselho. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, que visam garantir a gestão democrática e a qualidade da educação nas escolas públicas.






Comentários: Aqui em Cabo Frio as escolas ignoram as funções do Conselho Escolar. Quando existe é apenas "cartorial", "pro-forma", "pra inglês ver".

Se desejam atuar, encontram diretores que acham UM ABSURDO um Conselho Escolar decidir sobre o que vai comprar ou não. Não têm a mínima ideia do que seja gestão democrática, compartilhada.

O Conselho Municipal de Educação que fez, e faz, revisão quase todo ano no regimento das escolas da rede finge que nada disso existe.

A nova lei de Consulta para diretor da rede municipal, aprovada na última quinta, 22/09, nem menciona a gestão democrática, apesar dos vereadores terem tido conhecimento sobre a existência deles, de terem recebido material do MEC a respeito.

É... nem a fórceps nasce a democracia neste município...

Nenhum comentário:

Postar um comentário