A partir deste ano, as escolas brasileira vão incluir a música como matéria na grade de ensino de forma obrigatória de acordo com a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.
As aulas terão fundamentos na parte prática de tocar, passando também pelo desenvolvimento de ouvir, criar e entender a história da música.
Para os professores que irão ministrar as aulas, não será obrigatório ter graduação em música, pois o Ministério da Educação vetou o artigo de lei que obrigava a graduação.O argumento para o veto foi que no Brasil há diversos profissionais da música que não possuem uma graduação específica.
O intuito desta nova lei não é tornar alunos em músicos profissionais, mas sim ajudar no desenvolvimento cultural, incentivar o contato com diferentes linguagens e democratizar o acesso a arte.
Agora o que nos resta é aguardar e torcer para que esse projeto seja levado á sério e que a cultura esteja mais presente nas escola daqui em diante.
fonte: Undersound
È muito triste ver que não se valoriza o professor graduado em música .Ele investiu e se qualificou para lecionar aula de música entretanto terão seus lugares prenchidos por professores de Arte ou até bons músicos mas que não se prepararam para lecionar música e portanto não estão aptos para exercer esta função. O professor com Licenciatura ou Bacharelado em Música estuda de 4a6anos para se formar dependendo dasua especialização. Ecomo fica agora? Qualquer pessoa que toque música ou até mesmo professor de arte poderá ocupar seu lugar. Acho isto uma terrível falta de ética. Angela Castro
ResponderExcluir