Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 20 de maio de 2012

Escola é lugar de polícia?

Esta semana, eu e colegas estávamos na sala dos professores na escola onde leciono e avistamos no mural um informativo do sindicato ou da Secretaria da Educação do Estado informando que o governo havia decidido que a Polícia Militar estaria garantindo mais segurança às Escolas Estaduais.

A notícia dividiu a opinião de muitos deles, inclusive eu, que, em tese, acredito que na escola não seja lugar de polícia. Escola é ambiente de paz.

Muitas vezes, nossas escolas estão próximas de algumas comunidades onde o tráfico ainda domina, que apesar de toda pacificação na presença das UPPs e tudo o mais, tem muita insegurança. Há muito medo, tanto dos alunos, direção, funcionários, principalmente dos maiores reféns: os professores.

Muitos acreditam que essa instituição possa causar represálias e aumentar a revolta dos alunos ou da comunidade e aí sim crescendo as ocorrências e problemas com armamentos e outras situações desagradáveis mais.

Um professor ainda relatou ter presenciado, em uma escola, uma ocorrência onde se gerou problema com um segurança (não sei se de empresa terceirizada) que foi ao banheiro e esqueceu – sim, esqueceu – sua arma lá. Quando voltou, alguns alunos estavam "brincando" com o objeto, que poderia matar uma pessoa, ou a eles mesmos.

Por esse e alguns outros motivos, todos nós, professores, não sentimos segurança alguma quando a polícia entra nas escolas. Se por um lado a violência e a liberdade da entrada de qualquer pessoa nas instalações escolares nos preocupa, por outro lado, quando se estabelece que quem faça o controle dessa entrada com revistas e outras medidas de segurança seja a polícia, isso nos assombra.

Daí vem a dúvida e a discussão: quem fará então esse papel? Um inspetor? Desarmado? Como faremos? Como resolver esse problema? Na realidade ninguém sabe qual a solução, mas o problema existe e precisamos de mais segurança, sim, nesses ambientes.

fonte: Brasil 247

3 comentários:

  1. Escola lugar de policia?

    Segurança é fruto do binômio respeito e educação ou resultado da ação coercitiva de um poder maior, que no caso das sociedades estabelecidas é o Estado com uso do instrumento força policial. Respeito e educação acontecem como resultado, minimamente falando, primeiramente, da ação da família e sequencialmente das Instituições de Ensino e da Igreja. Estas duas últimas reconhecidas como instituições reguladoras das sociedades, papel, também, da Instituição Policial, cada qual a seu modo segundo seu caráter vocacional. Ora, temos que: a família, menor célula do tecido social e a de maior importância, encontra-se numa fase bem desestruturada, em sua maioria, onde a falta de respeito e amor entre seus componentes têm sido motivo das manchetes de jornais; a Igreja, por sua vez, não tem ficado muito atrás em matéria de escândalos por parte de seus componentes, como temos presenciado nos noticiários; a instituição policial, cujos componentes, oriundos das famílias, não podemos esquecer, também tem se destacado mais por um comportamento altamente repreensível e, muitas vezes criminoso, que por uma representação de legalidade e austeridade.
    Voltando ao ambiente educacional, ou seja, às Instituições de Ensino, devemos acrescentar que a sala de aula é a representação da sociedade. Nela esta contida todas as vertentes ou todas as cores de uma sociedade. E é o que tem acontecido: salas de aulas onde a falta de respeito e a falta de interesse e a violência são a tônica das ações. Esperar que a Instituição Policial desse conta deste recado é esperar que o policial, também, assuma a condição de pai e mãe dentro da família. É querer realizar uma cirurgia com band-daid.

    ResponderExcluir
  2. Acho ótimo a presença de policiais dentro das escolas, pois passam segurança e respeito. Evitam o vandalismo e agressões severas entre alunos. Muitos professores têm seus carros danificados por conta de vândalos que lá estão vestidos de alunos. Deixe o policial trabalhar, vá dar suas aulas e reinvindicar com a pessoa certa e não com o policial que é funcionário do estado do Rio como nós e tão vítima desta política pública.

    ResponderExcluir
  3. Sou favorável a presença de policiais nas ecolas. pois inibem o vandalismo e ajudam na segurança da escola/ Nossa briga não é com a polícia e sim com o governo.

    ResponderExcluir