Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 3 de junho de 2012

Estado exonera de uma vez 38 diretores de escolas

RIO - Uma leva de 38 exonerações de diretores de escolas, anunciada na sexta-feira pela Secretaria estadual de Educação, gerou polêmica com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe). O pacote foi o maior realizado de uma só vez pelo órgão desde que o secretário Wilson Risolia assumiu o cargo no ano passado e iniciou um processo de troca de gestores indicados politicamente por outros que passaram por um processo seletivo. O sindicato questiona a medida, alegando que ela representa intervenção nas unidades.

De acordo com a secretaria, desde o início da gestão de Risolia já houve 206 diretores gerais e 497 adjuntos que perderam seus cargos. A principal motivação para os afastamentos foram problemas administrativos. O subsecretário de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos Becker, afirmou que o processo que vem sendo realizado é criterioso:

— É uma mudança séria, que envolve a quebra de hábitos e costumes antigos. Havia muitos exemplos de descaso com a administração das escolas. Antes de cada decisão, fazemos uma avaliação do trabalho do diretor em várias frentes.

A diretora do Sepe Ivanete Conceição da Silva disse que em muitos casos os profissionais vêm sendo pegos de surpresa, o que tem causado reações negativas entre alunos e professores.

— Não sabemos claramente a que tipo de avaliação os diretores estão sendo submetidos. Os motivos das exonerações não são expostos — alegou Ivanete, que na segunda-feira irá à Secretaria de Educação com um grupo de profissionais cobrar respostas do órgão.

O subsecretário Luiz Carlos Becker afirmou, por sua vez, que os diretores estão sendo chamados individualmente e que os motivos só não estão sendo expostos exatamente para preservar os profissionais:

— Há problemas sérios, de falta de prestação de contas, o que faz com que a unidade fique sem poder receber verbas não só do estado, como do governo federal para a sua manutenção.

Os exonerados podem voltar às salas de aula para cumprirem suas funções regulares, mas perdem a gratificação de diretor que pode chegar a até R$ 3 mil por mês, dependendo da quantidade de alunos da escola em que ele está lotado.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/estado-exonera-de-uma-vez-38-diretores-de-escolas-5101184.html#ixzz1wla2sSRT

2 comentários:

  1. Vejam essa reportagem.
    http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-rio/t/edicoes/v/numero-de-reprovacoes-no-rio-e-maior-do-que-a-media-brasileira/1978253/
    Mônica - Itaperuna RJ

    ResponderExcluir
  2. Por que os outros diretores não manifestam repúdio ao governo e apoiam os colegas demitidos. Quando fazemos nossas grves não temos apoio da direç~]ao. Agora acho meio difícil algum colega grevista e participativo se manifestar a favor de direção.

    ResponderExcluir