Em
primeiro lugar gostaria de dizer que não somos contra avaliação. O processo de
ensino-aprendizagem tem como base a avaliação.
Segundo Luckesi, ..."a avaliação é uma apreciação QUALITATIVA sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”.
Segundo Luckesi, ..."a avaliação é uma apreciação QUALITATIVA sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”.
Em outras palavras a avaliação escolar é um
componente do processo de ensino que visa, através da verificação e
qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os
objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às
atividades didáticas seguintes.
. Funções da avaliação escolar
a. Didática- pedagógica: refere-se à comprovação sistemática
se as finalidades sociais do ensino, a preparação do aluno para a vida em
sociedade, sua inserção no mundo globalizado e apropriação de condições para a
participação ativa na vida social estão sendo compreendidas, ou os objetivos
estão sendo cumpridos.
b. Diagnóstica: identifica os progressos e as dificuldades do educando e que permitirá ao educador traçar novas rotas para melhor atingir os objetivos
A etapa inicial, da função diagnóstica da avaliação,
e a sondagem que ao verificar as condições prévias dos alunos, instrumentará o
professor a melhor agir.
A função diagnóstica, ao avaliar a unidade didática
lecionada, o bimestre ou o semestre cumprido, ou até o ano letivo, cumpre sim
uma função de realimentação do processo de ensino, pois corrige as falhas desse
processo, ou deveria corrigi-las.
c. Controle: refere-se aos meios e à freqüência em que as verificações (de certo modo avaliações) soa feitas, resultando no diagnóstico do cotidiano escolar.
O termo controle diz respeito à periodicidade e como
são feitas as avaliações e se essa não tiver associada à função diagnóstica e
didático-pedagógica da avaliação, ficará restringida à simples tarefa de
atribuição de notas e classificação.
Professores que ainda reduzem as avaliações à cobrança daquilo que o aluno memorizou e usa a nota obtida pelo aluno somente como instrumento de controle (usada aqui com o seu significado mais primitivo que é o de controlar propriamente dito) produz afirmações falsas como:
- “O professor X é excelente, reprova mais da metade da classe”; “O ensino naquela escola é muito puxado, poucos alunos conseguem aprovação”. O pior é quando o professor acha que tem o poder de aprovar ou reprovar. Tudo isso são equívocos do ensino.
Avaliação como recompensa aos “bons” alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados, onde as notas transformam-se em armas de intimidação, dispensa, por parte do professor, de verificações parciais no decorrer das aulas e a recusa de qualquer quantificação dos resultados, através das usuais provas, que conforme alguns educadores, levam à ansiedade, à inibição e ao cerceamento do crescimento pessoal do aluno, são equívocos que deveriam ser evitados para que a avaliação tenham efeitos positivos no processo ensino e aprendizagem.
. Características da Avaliação Escolar:
a. Reflete a unidade: “objetivo/conteúdo/método: o aluno precisa saber para o que estão trabalhando e no que estão sendo avaliados e quais serão os métodos utilizados.
b. Revisão do plano de ensino: ajuda a tornar mais claro os objetivos que se quer atingir, onde o professor à medida que vai ministrando os conteúdos vai elucidando novos caminhos, ao observar os seus alunos, o que possibilitará tomar novas decisões para as atividades subseqüentes.
c. Desenvolve capacidades e habilidades: uma vez que o objetivo do processo ensino e aprendizagem é que todos os alunos desenvolvam as suas capacidades físicas e intelectuais, sua criticidade para a vida em sociedade
d. Ser objetiva: deve garantir e comprovar os conhecimentos realmente assimilados pelos alunos, de acordo com os objetivos e os conteúdos trabalhados.
e. Promove a autopercepção do professor: permite ao professor responder questões como: Os meus objetivos são claros? Os conteúdos são acessíveis, significativos e bem dosados? Os métodos são os mais apropriados aos meus “clientes”? Auxilio bem os que apresentam dificuldades de aprendizado?
Concluindo, avaliação é um processo que possibilita
um ganho enorme para o processo ensino e aprendizagem, uma vez que, tanto o aluno
e a instituição escolar envolvidas, terão a possibilidade de corrigir os seus
rumos, melhorando a eficiência e a eficácia do ensino em geral."(1)
Portanto, o que questionamos não são as avaliações em si, mas a forma com são propostas atualmente.
Portanto, o que questionamos não são as avaliações em si, mas a forma com são propostas atualmente.
Pois bem, a SEEDUC-RJ, propõe a avaliação externa
como uma forma de diagnosticar os problemas que levaram o Rio de Janeiro ao
penúltimo lugar no IDEB e de corrigir as possíveis falhas através de um Plano
de Metas. Seria louvável se isto não representasse um mecanismo para mascarar
os reais problemas que assolam a educação estadual. E porque digo isto?
Primeiro, porque não houve uma ampla discussão com os profissionais de ensino
sobre o assunto. O plano foi criado de cima para baixo. Segundo,tem como base,
a implementação de um modelo meritocrático, porque está atrelado a um sistema
de bonificação que (não funciona e nunca funcionou em educação) gera
disparidades e injustiças, na medida em que o Estado não se mostrou competente
para realizar tais avaliações e se confunde com política salarial desvantajosa
para os profissionais. Terceiro, que para avaliar é preciso criar condições e
diretrizes do que se pretende. Pergunte a qualquer professor quais são os
principais problemas atuais em nossa rede de ensino...baixos salários, deficit
de professores, falta de projeto político-pegagógico, escolas com problemas de
infra-estrutura, falta de continuidade dos projetos que funcionam, salas
superlotadas, violência, carga horária insuficiente, etc. A grande maioria dos
problemas estão relacionados ao próprio papel de nossos governantes e
"gestores" que insistem em andar na contra-mão do que apontam os
profissionais da educação. Enfim, o modelo criado para "salvar" a
educação de nosso estado sem o suporte necessário para que isto ocorra, está
longe do que seria o ideal. Então aproveito aqui, para apresentar o PLANO DE
METAS elaborado pelos profissionais da Educação:
"META 1: NENHUMA CRIANÇA SEM ESCOLA:
. Construção de escolas e garantia de atendimento em todas as etapas de ensino.
. Diminuição do número de alunos por turma (20 alunos nas séries iniciais, 25 nas demais).
"META 1: NENHUMA CRIANÇA SEM ESCOLA:
. Construção de escolas e garantia de atendimento em todas as etapas de ensino.
. Diminuição do número de alunos por turma (20 alunos nas séries iniciais, 25 nas demais).
META 2: NENHUM ALUNO SEM PROFESSOR:
. Concurso imediato para todas as disciplinas.
. Retorno imediato da matriz de 30 tempos e ampliação gradativa da grade curricular.
. Ampliação gradativa do horário de permanência dos alunos na escola
META 3: NENHUM PROFISSIONAL DESVALORIZADO.
. Valorização salarial e profissional.
. Antecipação de todas as parcelas da Incorporação do Nova Escola.
. Reajuste emergencial de 26%.
META 4: NENHUM PROFESSOR SEM ESCOLA.
. Lotação dos professores em apenas uma escola.
. Fim da perda da lotação por motivo de licença médica.
. Lotação dos Docentes II sem perda de direitos.
META 5: NENHUMA ESCOLA SEM FUNCIONÁRIO.
. Concurso imediato para funcionários administrativos.
. Fim da terceirização.
. Revisão do quantitativo de funcionários, respeitando o tamanho e o número de alunos de cada 4
unidade.
. Normatização das tarefas de cada setor administrativo
. Pagamento imediato dos enquadramentos por formação do magistério
. Pagamento imediato do adicional de qualificação para todos os professores.
. Garantia do direito à licença-prêmio.
META 6: NENHUM PROFISSIONAL SEM DIREITO À FORMAÇÃO.
. Licença remunerada para estudos
. Convênios com Universidades públicas para formação continuada de professores e funcionários
META 7: NENHUMA ESCOLA SEM ESTRUTURA.
. Construção de quadras poliesportivas em todas as escolas
. Construção de bibliotecas em todas as escolas
META 8: NENHUMA EDUCAÇÃO SEM DEMOCRACIA.
. Processo de escolha do dirigente escolar através de consulta direta
. Garantia de grêmios livres
. Autonomia das equipes pedagógicas para criação\implementação dos Projetos Pedagógicos
META 9: NENHUM EDUCADOR DISCRIMINADO.
. Ato de Investidura para os Animadores Culturais.
. Paridade para Aposentados.
META 10: NENHUMA ECONOMIA NOS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO.
. Ampliação dos recursos destinados à educação estadual, elevando até 35% de todas as receitas do estado aplicadas exclusivamente na educação estadual."(2)
Fontes:(1) http://pt.shvoong.com/books/guidance-self-improvement/1806155-avalia%C3%A7%C3%A3o-da-aprendizagem-escolar/#ixzz1QWvjnqhX
(2)http://www.seperj.org.br/admin/fotos/biblioteca/biblioteca24.pdf sample
Texto
publicado pela Profª. Sandra Borges no site na SEEDUC em 27 de junho de 2011
gostaria de saber se a.s.g que tem ensino medio completo vai receber igual ao salario referente a ensino medio ou vai receber referente ao fundamental ,desde já agradeço!
ResponderExcluirConcordo em número com você, professora Denize. Hoje estava conversando sobre esse assunto com outro professsor que trabalha comigo. Ainda não chegou um Governador que realmente olhasse com carinho a Educação. Mas dentre todos os Governadores que já tivemos, Sérgio Cabral é o mais vil e asqueroso que já vi. Não só não investe, como ainda pisoteia nossas cabeças sem dó. E o que mais me indigna que até a presidente apóia os devaneios dele, o que o deixa com o ego mais inflado. Torço piamente que um dia a justiça seja feita e que a punição seja breve. Obrigado pelas boas palavras que você nesse texto. Nos alenta apesar dos infortúnios passados nesta tão bonita e tão maltratada profissão. Apesar dos pesares, sabe o que me faz não desistir de ser professora? É o reconhecimento que temos do nosso aluno pelo que fazemos por ele, é isso que me faz saber que minha luta nunca será em vão. Abraços carinhosos.
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