Professores se ‘desdobram’ em mais de quatro
escolas.
Censo Escolar da Educação Básica de 2011 revelou
que 3.644 mestres dão aula em várias unidades para complementar renda.
Jornal O Dia ,
26.06.2012 às 23h20
POR Maria
Luisa Barros
Rio -
Para aumentar a renda familiar, professores do Estado do Rio são obrigados a se
desdobrar em várias escolas públicas e privadas. Dados do Censo Escolar 2011, divulgados pelo Inep,
instituto de pesquisas do Ministério da Educação (MEC), revelam que 3.644
mestres trabalhavam em mais de quatro estabelecimentos de ensino. Outros 9.026
docentes dão aulas em mais de três colégios.
Os
números mostram ainda que 5.753 profissionais lecionam mais de três
disciplinas, sendo que 1.513 professores dão aulas de cinco ou mais matérias. É
o caso do professor de Sociologia, Ciro Dantas, 44 anos, que dá aulas de
Português, Biologia, Matemática, Física e Química, no Projeto Autonomia, da
Secretaria Estadual de Educação, para jovens do Ensino Médio.
“Recebemos
uma semana de treinamento para ensinar disciplinas nas quais não temos o menor domínio”, diz ele, que
no ano passado trabalhava em quatro escolas e este ano, em três da rede
pública.
“Já quis
fazer pós-graduação, mas não sobra tempo, trabalhando das 7h às 22h, e acabo
adiando”, diz Ciro. De acordo com o Censo, entre os 40.136 professores que dão
aulas no estado do Rio, existem 1.695 docentes que não têm o Ensino Superior. A
situação é ainda mais crítica para 18 mestres que têm apenas o Ensino
Fundamental. O Ensino Médio foi concluído por 1.235 profissionais da educação.
A
baixa qualidade do ensino público no Rio, que ficou em penúltimo lugar no
ranking nacional do Ideb — tem levado famílias a transferir filhos para escolas
particulares. Em 2011, a rede privada ganhou 83
mil novas matrículas (358 mil no Brasil). A rede pública teve menos 165.410
alunos.
------
Comentário
Pessoal : O
governo do estado do RJ , parece ter como meta exterminar com a Educação
Pública estadual e para tal não tem medido esforços , para tal não faz o mínimo
esforço em valorizar seus docentes, cujo piso salarial é de R$1.001,00 e mais
um auxilio transporte que não atende plenamente a grande maioria dos docentes e
mais nada.
Lamentavelmente
o secretário de educação não é da área e sim um economista que encara a
educação como despesa e não como investimento já que trata da formação
intelectual plena do ser humano. Outro fator negativo foi a implantação do
projeto autonomia, verdadeira fábrica de analfabetos funcionais, pois um professor
de uma disciplina tem a função de ser responsável pelas vídeos-aulas de todas
as demais disciplinas do ensino médio, sendo na verdade um passador de
vídeos-aulas. Esse é o projeto educacional de quem não sabe nada do nada.
Incoerências
da Educação Estadual do RJ:
No inicio
de 2011o secretário da educação estadual do Rio de Janeiro, o economista Wilson
Risolia lançou um plano de metas, baseado na meritocracia , no entanto esse
plano apresenta algumas incoerências na prática, abaixo descritas :
- Em out./2011 comissões das metropolitanas estiveram nas escolas , para reuniões com os docentes, objetivando fazer com que o índice de aprovação das escolas melhorassem, consequentemente das metropolitanas e da Seeduc, o que propiciaria melhora do IDEB , que está para ser divulgado. Cabe ressaltar que essa visitinha deve ter encontrado respaldo em colegas que adoram ficar bem com as direções ( os famosos puxa-saco );
- A proposta feita pelos diretores das escolas , para que dessem pontos aos alunos que comparecessem para fazer os 'saerjinhos' , independente dos acertos, erros, chutes ou não. Através das comunidades virtuais foram veiculadas postagens que diretores recomendaram que fossem dados 3,0 pontos para os que fizeram essas avaliações, independente do resultado obtido.
- Em out./2011 comissões das metropolitanas estiveram nas escolas , para reuniões com os docentes, objetivando fazer com que o índice de aprovação das escolas melhorassem, consequentemente das metropolitanas e da Seeduc, o que propiciaria melhora do IDEB , que está para ser divulgado. Cabe ressaltar que essa visitinha deve ter encontrado respaldo em colegas que adoram ficar bem com as direções ( os famosos puxa-saco );
- A proposta feita pelos diretores das escolas , para que dessem pontos aos alunos que comparecessem para fazer os 'saerjinhos' , independente dos acertos, erros, chutes ou não. Através das comunidades virtuais foram veiculadas postagens que diretores recomendaram que fossem dados 3,0 pontos para os que fizeram essas avaliações, independente do resultado obtido.
Pergunto : Onde se encaixa a meritocracia
com essas propostas indecentes ?
por email, prof. Omar
Nenhum comentário:
Postar um comentário