Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 21 de julho de 2012

Vejam o que é a Educação para o Governo Sérgio do Mal:


Acesso ao Ensino Médio regular da rede pública estadual do RJ.

Nas escolas da rede estadual do RJ : Nata , Nave , Erich Heine , Almirante Ernani , Dom Pedro II e Miécimo da Silva ao contrário das demais escolas da rede estadual, p/ ingresso é necessário que o candidato ( aluno do 9º Ano ) se classifique nas avaliações de Português , Matemática e de Redação, ou seja é exigido ( e, com razão ) que o mesmo esteja apto ou seja , prove ter os pré-requisitos para a continuidade dos estudos nessas unidades. No entanto nas demais escolas a grande maioria dos alunos recebidos são de analfabetos funcionais e não conhecem ou não aprenderam os principais tópicos da Matemática do ensino fundamental , como : as quatro operações , números relativos , operações com frações , razão / proporção , potenciação, etc..., fundamentos esses necessários como ferramentas para os estudos de Física ,Química e demais segmentos da Matemática do ensino médio. Por tudo que foi exposto é necessário que haja seleção para ingresso no ensino médio regular da rede estadual. Não vale o falso argumento de que haveria exclusão,pois na vida profissional os não aptos serão excluidos e, a escola é responsável pela formação de cidadãos plenos, criticos e com argumentação.

Há de se observar que pelo menos duas destas escolas - NATA E NAVE - tem parceria com a iniciativa privada onde seus patrocinadores mandam no ensino público! São excelentes escolas, mas o que esta em jogo é a autonomia da Escola Pública, sem que para se garantir a autonomia tenha que se descartar a qualidade, lógico.

prof. Omar Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário