Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sobre a postagem do SEPE-Lagos no Face


O SEPE-Lagos nunca teve assento nos Conselhos de Alimentação e FUNDEB, por ACASO as pessoas que tomavam assento nas cadeiras dos profissionais da rede municipal eram também diretores do sindicato. Há um mês, por minha solicitação (Denize -REPRESENTANTE dos professores nestes dois conselhos) o SEPE passou a ter direito a uma cadeira no Conselho de Alimentação Escolar.  
No conselho do FUNDEB, o SEPE-Lagos não tem assento algum até a presente data.
A cadeira do Conselho Municipal de Educação sempre foi do SINDICATO (isto é verdade) e ocupada durante alguns mandatos por uma diretora do SEPE-Lagos. Durante o período turbulento do ano passado em uma ASSEMBLEIA de novembro, esta representação foi interrompida PELA CATEGORIA e eu, DENIZE, eleita para terminar este mandato.
Veja, a substituição foi feita EM ASSEMBLEIA porque a DIREÇÃO não queria esta decisão para si, levou à ASSEMBLEIA.
Eu tenho participado de TODAS as sessões e levantado discussões importantes à categoria.
Tenho uma lista de pelo menos 7 itens a serem tratados e que ainda aguardam o andamento da pauta para serem discutidos.
Não recebi NENHUMA comunicação sobre a INSATISFAÇÃO da CATEGORIA ( que me elegeu) sobre minha conduta. Nunca a direção chapa 4 do SEPE-Lagos perguntou-me sobre qualquer situação com relação a minha participação.
É verdade que tenho causado alguns incômodos ao governo, é verdade que tenho levantado algumas polêmicas, mas é verdade também que em TODAS as ASSEMBLEIAS uso da palavra e trago para a mesa as discussões e decisões acolhidas em assembléias, como foi, por exemplo, a questão da matriz curricular.
Utilizo-me do direito de fala nas assembléias para dar ciência de minha participação nos diferentes conselhos à categoria.
Não desejo permanecer eternamente conselheira, mas consegui, por exemplo, que a participação dos professores da rede possa ser garantida como parte de sua carga horária.
É, REPITO, extremamente arbitrária e antidemocrática a atitude da direção chapa 4 do SEPE-Lagos em, DESFAZER, decisão de ASSEMBLEIA em uma reunião de direção SEM comunicação antecipada e com pauta pré-estabelecida.

Um comentário:

  1. É ISSO QUE SE ESPERA DESSA ATUAL DIREÇÃO AUTORITÁRIA.

    ResponderExcluir