Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Governo rompe com o acordo

Os profissionais da Educação da rede municipal de Cabo Frio decidiram, ontem à noite durante assembleia, pela greve de advertência de 72 horas, a partir da próxima quarta-feira, dia 2 de outubro. A categoria resolveu parar após reunião realizada com a Procuradoria da Prefeitura na última terça-feira.

- Nosso jurídico foi à reunião para formalizar o acordo que o prefeito fechou com a categoria e encontrou várias barreiras. Os advogados do SepeLagos vão apresentar algumas jurisprudências sobre as exigências da categoria, com o intuito de fundamentar, junto aos procuradores, tudo o que está sendo exigido, que é direito nosso! A coordenação do Sindicato acompanhou toda a reunião e ficou claro que o prefeito quebrou o acordo feito com a gente. Um dos procuradores disse, inclusive, que mesmo que o chefe do Executivo quisesse fazer esse acordo por questões políticas, ele seria contra juridicamente. Ele só esqueceu que a Constituição nos ampara e é clara quanto ao que exigimos – reivindicou Denise Teixeira, coordenadora geral do SepeLagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação).

A greve de advertência de 72 horas tem o objetivo de sensibilizar o governo quanto as reivindicações da categoria. Foi votado e aprovado por unanimidade o seguinte cronograma para a greve: 

quarta-feira (02/10), ato em frente à Prefeitura a partir das 9h; quinta-feira (03/10), ato em frente à Câmara Municipal a partir das 16h 
sexta-feira (04/10), às 9h, assembleia em frente à Prefeitura.

A categoria reivindica pelo cumprimento de um terço da carga horária, plano unificado com todos os profissionais da educação (inclusão das cozinheiras, agentes administrativos e ASGs), fim da obrigatoriedade do curso e melhorias estruturais nas escolas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário