Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 8 de setembro de 2013

Manifestantes fazem 'Grito dos Excluídos' em praia de Cabo Frio, RJ Estudantes e professores se manifestaram nas areias da Praia do Forte. Eles também panfletaram na orla com uma extensa pauta de reivindicações.

Manifestantes fazem 'Grito dos Excluídos' em praia de Cabo Frio, RJ

Estudantes e professores se manifestaram nas areias da Praia do Forte.
Eles também panfletaram na orla com uma extensa pauta de reivindicações.


O feriado de 7 de setembro foi de manifestações também na praia mais movimentada de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Na manhã deste sábado, estudantes e professores simbolizaram o "Grito dos Excluídos" nas areias da Praia do Forte. Eles também panfletaram na orla com uma extensa pauta de reivindicações.
O professor não trabalha apenas em sala de aula e isso precisa ser corrigido"
Monica Almeida, professora
Entre outros temas, eles pedem o cancelamento da licitação que autoriza a Auto Viação Salineira a operar as linhas de ônibus nas cidades da região, a revisão do pagamento de subsídio, pela Prefeitura de Cabo Frio, na passagem das linhas municipais que circulam na cidade (a passagem custa R$ 2,80, mas quem possui o Cartão Dignidade paga R$ 0,50 e o restante é pago pelos cofres públicos), além da municipalização do transporte público e de mudanças na política educacional da Prefeitura de Cabo Frio e do Governo do Estado do Rio.
"A municipalização do transporte público é uma ideia que vai ser experimentada em São Paulo, começando por uma área da cidade, e que já deu certo em outros lugares. O serviço poderia ter mais qualidade e o dinheiro arrecadado com a prestação do serviço poderia ser usado pelo poder público em melhorias para a população", explicou o estudante Diego Britto.
Para a professora Monica Almeida, que é membro da diretoria do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe/Lagos), os governos deveriam remunerar os profissionais da educação também pelo tempo de trabalho fora da sala de aula.
"O professor não trabalha apenas em sala de aula e isso precisa ser corrigido. O trabalho fora da sala de aula é grande e também deveria ser remunerado", apontou.
Link G1 aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário