Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sobre o remanejamento que começou dia 29/01

O remanejamento começou hoje, dia 29/01. Como o remanejamento não tem uma classificação a ordem de chegada era fundamental. Alguns servidores estavam desejando o remanejamento para escolas com poucas vagas e, por isso, chegaram cedo.... bem cedo. Alguns chegaram antes da 5 da manhã. Antes do horário de atendimento, 9h, as pessoas iam dando os nomes numa lista. AO chamar o primeiro bloco de 20 descobrimos que a ordem chegada não serviria naquele momento. A equipe do RH da SEME entendeu que (no grupo de 20) atenderia por segmento e escolheram (vai saber lá pq) que começariam pelo professor do 1segmento e não pela educação infantil. A professora que chegou às 4:30 da manhã não foi a primeira a ser atendida. Para não atrapalhar, apesar da indignação da ordem de chegada não estar sendo respeitada, permanecemos aguardando. Este primeiro grupo foi atendido quase meio-dia! O segundo grupo começou após este horário. Já erma mais de 5 grupos de 20 inscritos. Entendam: o remanejamento será em 3 dias, mas as vagas vão acabando, portanto, a aglomeração de pessoas se deveu a isso. Se era para atender por segmentos, por que não fez em dias separados??
Fora o teste de resistência física, o remanejamento poderia ter sido um momento especial para todxs que ali estiveram, pois sua atividade profissional durante o ano dependia dele, mas infelizmente algumas situações não nos deixa comemorar. O professor Rafael Peçanha não conseguiu seu remanejamento, mesmo tendo lei federal o amparando em sua escola de atuação (no caso o C.M. Rui Barbosa), mesmo existindo a vaga para a sua permanência e mesmo o diretor confirmando por ofício. A Professora Carolina, mesmo existindo a vaga de educação física que ela pleiteava (em função da professora lotada encontrar-se afastada por motivo de saúde (e não retornará) foi impedida de se efetivar sua movimentação. O professor Roberto, remanejado em Biologia durante todo o ano de 2013 (situação que não mudou em nada do ano passado para este ano) agora não pode mais ocupar uma vaga EXISTENTE no C.M. Rui Barbosa. A professora Ana Paula não conseguiu ir para a escola que deseja, mesmo tendo vaga com justificativa de uma situação em que não há registro para a proibição.
Enfim, Prefeito Alair Correa Cabo Frio, "apesar da grande dificuldade" o remanejamento aconteceu. A dificuldade de diálogo com o RH da SEME é ENORME porque não há nunca intenção de intermediar o conflito. Se não há conflito, beleza, tudo bem... se há esquece! São incapazes de reconhecer erros, equívocos e aceitar as argumentações. Todos os casos conflituosos só tem um única resposta: ABRE PROCESSO!
Ninguém merece, ninguém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário