Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sobre o Sistema de Matrícula online em Cabo Frio:

Ontem aconteceu pela primeira vez na rede escolar de Cabo Frio a matrícula online. Sim, foi matrícula online, pois as vagas iam acabando à medida que alguém conseguia a vaga. Portanto isso não é pré-matrícula... é matrícula (que será confirmada, mas matrícula).
Temos pontos positivos nesse sistema? Sim. As pessoas, historicamente, sofriam horrores no sol, na chuva, em cadeira de praia, no chão. Ficavam nessa situação por dias para conseguirem uma vaga. Com a implementação do sistema essa situação não existe mais, o que é muito bom!
Temos pontos negativos no sistema? Sim. Eu entrei a exatamente 9:00h, horário de abertura do site, e NÃO consegui visualizar nenhuma vaga, por exemplo, no ensino médio do Rui Barbosa. Denunciei que as vagas não apareceram e duas pessoas disseram que conseguiram fazer a matrícula. É possível que exatamente comigo 20 pessoas tenham entrado e eu não tenha conseguido. É possível sim, pois minha conexão tem estado um LIXO. Mas o SISU quando começou também levava em conta a ordem de acesso e devido a inúmeras pessoas esclarecerem que não é justo que aquela pessoa com um computador mais rápido e com internet de 10 megas consiga a vaga, eles mudaram todo o procedimento de seleção. Hoje a pessoa se inscreve e o sistema gira a 0h para classificar. 
Entrei hoje no Sistema de Matrícula e ainda há algumas vagas, poucas no turno mais desejado (manhã) e poucas em escolas consideradas “boas” pela comunidade.
A SEME informou que foram disponibilizadas 8972 vagas e que até 17:38 do dia 09/01/14, 4100 pessoas conseguiram efetuar a inscrição.

Nós sabemos que é dever do poder público municipal garantir escola pública a todxs que o procuram da creche ao 9º ano e que é preciso planejamento e organização para que todxs consigam esse direito sem sofrimento. No entanto não devemos estar preocupadxs apenas com a oferta, é preciso que seja COM QUALIDADE! 
O sistema precisará ser realimentado na próxima semana também com as vagas que surgiram em virtude da movimentação de alunxs nas escolas. Muitxs pedem transferência e desistem da vaga conseguida. Nós estaremos atentxs para que não exista o tráfico de influência e as intenções eleitoreiras com vagas que são PÚBLICAS e da COMUNIDADE.

*Como exemplo (não coloquei aqui todas as telas): Neste momento (10/01/14, 11:20) há apenas 3 vagas de Creche III, no 1 distrito, no turno da tarde em uma escola
Para o 6 ano, outro gargalo da rede, há mais de 300 vagas à tarde... de manhã, nenhuma.



Link para matrícula online AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário