Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 1 de julho de 2014

ATENÇÃO CATEGORIA! Redes Estadual e Municipal do Rio!

REDE ESTADUAL:
- Nesta segunda, 30/06, a Direção do SEPE-RJ fez contato e pressão junto ao Governo Estadual cobrando os compromissos firmados pelo mesmo junto a categoria. O líder do governo na ALERJ, deputado André Corrêa (PSD), em nome do governador Pezão (PMDB), confirmou que todos os compromissos firmados serão cumpridos, em especial a retirada dos inquéritos administrativos, garantia de origem/lotação e o pagamento dos salários dos grevistas.
- O reajuste de 9% e inclusão dos Professores 30 horas no Adicional de Qualificação foram publicados no Diário Oficial de 30/06.
- Sobre os inquéritos, o governo afirmou que os mesmos serão extintos. Constarão no sistema apenas enquanto dura o trâmite burocrático para que sejam extintos (como ocorreu em 2013). Novos inquéritos podem entrar no sistema porque o mesmo é lento, seriam atualizações por datas anteriores.
- Sobre a garantia da origem/lotação. Basta o profissional da educação retornar ao seu local de trabalho como antes da greve. Caso a Direção da Escola tente obstruir, afirmar que a decisão foi tomada pelo governador em acordo com o SEPE perante a ALERJ. Procure o SEPE em caso de problemas.
- Sobre os salários. O governo estaria se esforçando para que saísse na data normal, 02 de julho. Em caso de atraso, a categoria deve relatar ao SEPE, o sindicato informará ao governo que já se comprometeu em pagar quaisquer atrasos em folha suplementar.
REDE MUNICIPAL DO RIO:
- A Direção do SEPE está atuando em várias frentes para enfrentar o corte de ponto e as ameaças de demissão. Já foi feito contato com a OAB para intervir. Também contatos com diversos políticos e partidos do próprio governo. O Departamento Jurídico está atuando na Justiça em três níveis (ver notas no site:http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=5556 /http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=5550).
- Os profissionais da educação atingidos com corte de ponto devem levar o seguinte documento (link:http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=5555) nas suas escolas. E também preencher um formulário de informe ao SEPE no mesmo link.
- Em retaliação à paralisação da categoria a se realizar no dia 07 de julho na Rede Municipal, o governo desmarcou a audiência que seria neste dia. Veja nota: http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=5557.

Relato feito pelo facebook do diretor do SEPE Prof. Diogo

Um comentário:

  1. Sobre a situação dos funcionários administrativos, não foi citado nada, enquadramento por formação... não resolveram nada, de novo ficamos de fora, infelizmente estamos a ver navios, nossa categoria cada vez mais fraca, reescalonaram praticamente todas as categorias as contemplando com novos planos de carreira, e os funcionários administrativos da educação, nada! não sabemos mais a quem recorrer.

    ResponderExcluir