Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 28 de junho de 2014

Educação NÃO é prioridade...apenas promessa!

Relato:

Em abril de 2013, a escola Patricia Azevedo acabou tendo que interromper suas atividades devido a contaminação no lençol freático que atingiu a cisterna da escola. Após isso, passou a funcionar provisoriamente em duas igrejas, fato que tinha a promessa de durar poucos meses. 

15 meses depois, os funcionários e alunos continuam alocados nos estabelecimentos religiosos. 

No segundo semestre de 2013, o prefeito esteve na igreja católica, onde está metade da escola, apresentando projetos para o bairro Jardim Esperança, mas não tocou no assunto da escola. Porém, indagado, disse que o projeto estava sendo feito . 

Em dezembro, após pais de alunos agendarem uma passeata, horas antes da passeata ocorrer a secretaria de educação enviou o projeto da escola e marcou uma palestra pra mostrar a comunidade como seria a escola. Nesta reunião foi firmado ocompromisso com a comunidade de a obra começar no inicio do ano de 2014, e terminar ate o início do segundo semestre. 

Em fins de março/começo de abril , após uma das mães chamar novamente a InterTV, que já havia visitado a escola em abril, quando de sua interdição, o então secretário de desenvolvimento urbano, senhor Gustavo, se pronunciou, e desta vez a promessa foi a de que seria finalizada a licitação com início da obra em maio e término em novembro

Aliás , durante essa época, o engenheiro avisou à escola que o prefeito havia mandado "ele se virar", pois queria a escola inaugurada em julho. porem até hoje, nada.

Ultimamente, por volta de maio/junho, o que foi ouvido foram previsões de que cinco escolas (Samburá, Vila do Sol , Colinas do Peró - Patrícia Azevedo - e outras) seriam inauguradas/começariam a funcionar no ano letivo de 2015 (quase dois anos apos o fechamento).
 
Além disso, neste ano, a comunidade do Jardim conviveu com a promessa daconstrução do parque do povo (também na Colina do Peró), bem como da urbanização do bairro Parque Eldorado III, promessa de creches neste bairro (que fica após o Tangará), além da promessa da aplicação de 78 milhões de reais na urbanização e outros serviços em bairros como Monte Alegre II, Reserva do Peró , Guriri , Jardim Peró.
 
Poucos dias atrás, o que foi noticiado foi que seriam gastos 150 milhões na urbanização do grande Jardim Esperança, bairro que não aparecia como contemplado na previsão anterior (a de 78 milhões), e com novas promessas de construção de escolas e creches.

Também já foi observada a promessa de grandes empreendimentos na região da estrada Campos Novos, além da PROMESSA DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE 4 MILHÕES DE REAIS EM CONTRAPARTIDA DA LIBERAÇÃO DA INAUGURAÇÃO DO SHOPPING PARK LAGOS , ASSIM COMO UMA ROTATÓRIA NA REGIÃO DA PRAIA DO SIQUEIRA, , AMBAS INCLUSIVE NÃO SE REALIZARAM ATE HOJE.

SEM MAIS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário