Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 1 de junho de 2014

Só a luta muda a vida... e os jovens da região estão se apropriando disso!

Ontem levamos um ônibus de estudantes para o 6º Congresso da AERJ no Rio de Janeiro. O Grêmio GELEL - Colégio Municipal Rui Barbosa aprovou,na assembleia do dia 24/05, a participação do colégio nesse evento, quando foram eleitos xs delegadxs. O financiamento dessa viagem sairia do caixa do grêmio, mas a SEME- Cabo Frio foi contactada e, prontamente, se dispôs a patrocinar o ônibus. Gostaria de agradecer a subsecretária Profª Celma e o Sr. Jorge por atender a um pedido do Grêmio.
Infelizmente, em Búzios não tivemos essa mesma disponibilidade por parte do governo. Na verdade, tivemos foi muita dificuldade para que os alunos e alunas pudessem se organizar, o que fere, frontalmente, o direito à livre associação em grêmios escolares. É preciso que se repudie essa atitude autoritária, ditatorial e nada democrática por parte da escola/SEME/PMAB.
Respeitar o direito da juventude e desejar o protagonismo juvenil não é apenas promover reuniões de estudantes em ambientes oficiais, mas garantir sua participação em congressos, debates, seminários organizados pelos próprios jovens.
O Grêmio Síntese do IFF-Cabo Frio e o IFRJ de Arraial do Cabo também estiveram presentes e, assim como os colégios Paulo Freire e Rui Barbosa, fizeram a diferença no congresso.
A região tem uma juventude desejosa de ocupar seu espaço. Se os governos não atrapalharem, já ajuda bastante, mas se investirem em seus jovens poderemos ter um futuro bem melhor do que o presente que hoje temos. 
Só a luta muda a vida... e os jovens da região estão se apropriando disso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário