Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MEC estuda ampliar número de dias letivos

DE BRASÍLIA

O MEC (Ministério da Educação) quer aumentar o número de dias letivos do calendário escolar, passando de 200 para 220 dias. A ideia é ampliar gradualmente o tempo das crianças e adolescentes na escola, atingindo o patamar de 220 dias em quatro anos.

O plano do MEC foi tornado público nesta terça-feira pelo ministro Fernando Haddad (Educação), que fez uma palestra na abertura do congresso internacional "Educação: uma Agenda Urgente", promovido pelo Movimento Todos pela Educação.

"Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", disse Haddad, após sair do evento.

De acordo com o ministro, o MEC já fez reuniões com o Consed (Conselho Nacional de Educação) e com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Haddad disse que o plano ainda está em fase inicial, pois será preciso formar consenso antes de enviar um projeto de lei sobre assunto ao Congresso Nacional.

A ideia de ampliar o tempo de crianças e jovens na escola surgiu a partir de pesquisas. "Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar", afirmou o ministro.

Segundo Haddad, mais recursos para a empreitada deverão vir após a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), que está na Câmara dos Deputados. O PNE define que sejam destinados 7% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Atualmente, o governo aplica pouco mais de 5% para a área.


http://www1.folha.uol.com.br/saber/974492-mec-estuda-ampliar-numero-de-dias-letivos-diz-ministro.shtml


Comentário: Pode aproveitar e aumentar, no mesmo projeto de lei, também o número de médicos.

Os 200 dias nunca resolveram o problema da educação, pelo contrário, só piorou.

Se aumentarem mais os dias letivos, os profissionais da educação cairão doentes.

Sempre uma medida paliativa para dar conta do que os governos não fazem: Educação de Qualidade e Integral.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Só piorou mesmo.E se isso passar, vai piorar ainda mais. No meu de tempo de escola eram menos dias e a educação era bem melhor. As crianças vão ficar mais tempo na escola só para comer merenda. Quem aprovar esta lei não sabe nada da realidade das escolas. Aposto que quando esse ministro era aluno, ele não gostava de ficar mais tempo na escola . Ao invés de fazer pesquisa escolar ele deveria visitar as escolas. É por isso que nossa educação está cada vez pior.

    ResponderExcluir
  2. Querem aumentar o trabalho. E o salário?? Será que também vai aumentar? Daqui a pouco vão querer cortar o recesso dos alunos. Aí é que eles vão ficar de saco mais cheio do que já estão de ficar na escola, pois já reclamam com o calendário atual.

    ResponderExcluir