Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 9 de novembro de 2011


Sara Simões (36 anos) professora de língua inglesa e literatura na rede estadual do Rio de Janeiro desde 1998, lança na próxima sexta-feira, o livro: ASSÉDIO MORAL: QUANDO A DIREÇÃO ESCOLAR É UM OBSTÁCULO À PRÁTICA DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO.

Segundo a autora, a ideia surgiu, quando ao se tornar vítima de assédio moral, decidiu se transferir da escola em que trabalhava e encontrou uma fila de professores que também procuravam remoção pelo mesmo motivo.

Ao perceber que alguns chegavam a desistir da profissão e se exonerar do cargo, resolveu ingressar em um curso de administração escolar para tentar compreender a função e os limites de um diretor.

A partir dos estudos realizados e das conversas que teve com diversos professores e funcionários da rede, surgiram reflexões sobre a direção ideal e aquela que se vê no cotidiano escolar.

Trata-se de um livro aparentemente bastante específico, mas cujo tema pode ser aplicado a diferentes relações interpessoais e hierárquicas nos diversos setores da administração pública ou privada.

O livro traz a inédita proposta na literatura pedagógica de investigar o assédio moral realizado por diretores da rede pública estadual do Rio de Janeiro.



Lançamento do livro:

ASSÉDIO MORAL: QUANDO A DIREÇÃO ESCOLAR É UM OBSTÁCULO À PRÁTICA DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO.

DIA: 11/11/2011, das 18h às 21h

Espaço Multifoco : Av. Mem de Sá, 126, Lapa – Rio de Janeiro http://www.editoramultifoco.com.br/

Entrada franca.

Preço do livro: R$ 33,00 (Cartões de débito e crédito são aceitos.)

Um comentário: