Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sepe contesta avaliação do Bird sobre eficiência de professores na rede estadual


anúncio da SEEDUC do início em novembro da visita de coordenadores pedagógicos da Secretaria treinados pelo Banco Mundial (BID) PARA "medir a eficiência dos professores em sala de aula" - a iniciativa faz parte de um programa conjunto do governo do estado com o BID, no qual técnicos educacionais foram treinados pelo banco para alavancar um projeto-piloto que pretende avaliar os professores - foi prontamente rejeitado pelo Sepe. O anúncio do início do projeto foi feito em matéria publicada pelo jornal o Globo (19/10), que explica que o projeto  foi realizado em mil escolas de Minas GeraisPernambuco e do município do Rio. A desculpa do secretário de estado de Educação Wilson Risolia é a de que o "trabalho permite a confecção de um mapa sobre onde atuam os melhores mestres do estado" e o objetivo seria identificar características no trabalho deles que seriam multiplicadas através de cursos de capacitação continuada.Num segundo momento, o secretário admite que os resultados deverão levar à concessão de uma bonificação permanente".

Mais uma vez, o secretário Risoliaque é economista e não educador  provas da sua prática tecnicista e não educacionalquerendo medir eficiência dos profissionais de educação por meio gráficostabelas e mostras de desempenhoTudo isto sem levar em contas desigualdades da rede, a falta de investimentos do governo do estado no setor e os salários miseráveis que são pagos aos profissionaisque  trabalham no limitemassacrados para cumprir as metas impostas pelo projeto educacional do governo estadual. A parceria com o BIRD - amanhãquem sabe não será com o FMI? - foi anunciada ontem (dia 18/10) no Global Economic Symposium, que está acontecendo no Rio de Janeiro. 

Monitores atuarão como espiões no fundo das salas de aula

A metodologia do programa do BID em parceria com Risolia chega a beirar as raias do ridículo: segundo Barbara Brunseconomista do BID "responsável pela educação na América Latina!", os coordenadores treinados ficarão no fundo da salaseguindo um método adotado nos Estados Unidos, fazendo anotações sobre os materiais usados pelos professores, as atividades realizadas e o envolvimento dos alunos. A técnica continua falando na matéria do Globo, afirmando que "a educação é a única indústria (sic) em que os "operários" não têm performance avaliada de forma objetiva em prol da otimização do tempo".

Ouvida pelo jornal a direção do Sepe se mostrou contrária a tal projeto e criticou a iniciativa de transferência de sistemas de avaliação de cunho econômico para a área educacional. Para o Sepe o programa segue a linha adotada por Cabral e Risolia de punir e responsabilizar o professor por todas as mazelas

fonte: Globo

Replicado do site do SEPE-RJ

Um comentário:

  1. A pergunta o que devemos fazer além de simplesmente criticar. Agora vamos ter espiões em sala de aula? O que eles vão presenciar é o total falta de compromisso dos estudantes. A culpa disto é exclusiva do professor? Salários aviltantes, descaso e violência por parte de boa parte dos alunos e para piorar assédio moral por parte do governo. Que motivação temos para continuar nesta profissão? Infelizmente nada temos a comemorar no dia do professor.

    ResponderExcluir