Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 12 de janeiro de 2013

Profs.da Seeduc-RJ ACORDEM : Estatutários são varridos de suas escolas por Cabral!

( Texto da companheira Florinda Lombardi,recebido por e-mail )

Companheir@s,desta vez o governo Cabral, através de sua SEEDUC, atinge @s funcionári@s das escolas estaduais. Resolve que tod@s eles, em sua maioria serventes em outras funções, devem ser removid@s para escolas polo. Entendemos que a terceirização desses serviços é o objetivo maior do governo, por isso, descartar esses profissionais como laranja bagaço, é urgente.

A partir desse janeiro empresas terceirizadas darão conta dos serviços que @s serventes faziam há 5, 10, 20, 25 anos desviados para funções como inspetor de alunos, coordenador de turno, vigias, secretaria, biblioteca, etc, para atender às necessidades das escolas. Muitos extrapolam sua funções! Afinal, não há concurso para esses diversos cargos há 20 anos!
Alguns estão prestes a se aposentar, e nem gozaram licença premio. A maioria, para se deslocar para as tais escolas polo, gastarão com condução. Por enquanto, as denúncias concentram-se em escolas da Baixada Fluminense. Precisamos de notícias do interior.

No dia 3 de janeiro fizemos um ato na SEEDUC com mais de 40 funcionári@s. Fomos recebidos pelo sr Becker que alegou ser a remoção uma orientação do Tribunal de Contas. Segundo ele o TCE não permite que o trabalho seja realizado por estatutários e terceirizados ao mesmo tempo.

Se o governo está embasado na lei, por que tudo é feito "de boca"? Não há documento assinado pela SEEDUC, nem pelas Metros, nem pelas direções das escolas! Apenas amedrontam e orientam @ servidor@ a procurar a nova escola. É um total desrespeito!

A direção do SEPE-RJ reuniu-se e deliberou preparar vários materiais:

. abaixo assinado para a comunidade; carta às direções das escolas; petição pública; cartaz de denúncia; carta aos deputados; inserção na imprensa; panfletos.

. Orientou o DJ a investir em possibilidades de ações de danos morais e materiais ou outra.

. Também decidiu convocar grande ato para o dia 15 às 10h na SEEDUC. Já havia para esse dia a possibilidade de uma audiência com o sr Becker. Enviamos ofício para que a garanta.

. Ida à ALERJ para solicitar apoio d@s parlamentares.

. Reivindicamos: - PERMANÊNCIA D@S FUNCIONÁRI@S EM SUAS ESCOLAS DE LOTAÇÃO!
- CONCURSO PÚBLICO PARA TODOS OS CARGOS, JÁ!
- FIM DAS TERCEIRIZAÇÕES!

Vamos RESISTIR, companheir@s funcionári@s! Não assinem nada! não aceitem ordens verbais!

Não podemos permitir que o governo implemente sua política de desmonte da escola pública!

TODOS AO ATO DO DIA 15 NA SEEDUC, ÀS 10H!

Um comentário:

  1. Estamos desarmados contra um inimigo que sequer Sabemos suas "louvaveis intençoes".Eu sinto tanta culpa por ter me dedicado tanto a este Estado e a esta coisa tão bonita, ser funcionário publico concursado e agora ser chutado que nem cachorro morto!PODERIA ESPERAR TUDO DESSE GOVERNO,MAIS NÂO ESSA FACADA PELAS COSTAS. pra beficiar firmas? ou é outra coisa escusa deste governador.Ass. servidora desesperada!

    ResponderExcluir