Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 5 de janeiro de 2013

Seeduc-RJ 2013 : Mantém a farsa de educar.

O governo do estado do Rio de Janeiro, não se preocupa de fato com a educação pública estadual sob sua responsabildade, pois se assim não fosse os itens abaixo citados não estariam pendentes. A prova mais contundente do pouco caso com a educação formal dos jovens e adultos é o "projeto autonomia" ¹ que esse governo Cabral impôs em 2012, o que nos permite afirmar : "Seeduc-RJ = Fábrica de Analfabetos funcionais".
Amargamos:

1ª ) Perdas Acumuladas superior a 100%;
> Motivos : Promessa NÂO CUMPRIDA da carta assinada aos professores e ao Sepe, durante a campanha de 2006 e a falta de repor as perdas durante o governo Cabral ( que já ultrapassam a 40%).
2ª ) DEScumprimento da Lei Federal Nº 11 738 e ratificada pelo STF , para 1/3 da carga semanal para Atividades extra-classes.
> Motivo : A Seeduc não cumpre a Lei.
3ª ) DEScumprimento da Deliberação da Comissão Estadual de Educação - CEE RJ nº 316/2010 de 31/03/2010 , que objetiva limitar o nº de alunos em salas de aula.
> Motivo: A Seeduc ignora totalmente a Deliberação, permitindo Turmas super-lotadas
4ª ) GLP NÃO vinculada ao salário do docente que a executa , afinal trata-se de equivalência a hora-extra dos trabalhadores regidos pela CLT.
> Motivo : Economizar para o estado em detrimento do servidor.
5ª ) Não há Padronização do tratamento aos alunos em dependência.
> Motivo: Aumentar o índice de aprovação, pois hoje cada escola trata a sua maneira ou simplesmente não trata.
6ª ) DIGA NÃO A CERTIFICAÇÃO.
> Motivo : O docente ao aceitar essa certificação está apoiando e assinando embaixo a meritocracia ( já ultrapassada em países que levam a educação a sério e a utilizaram , concluiram que NÃO houve ganho educacional ) desse planinho de metas , gide, fechamento de escolas, otimização de turmas durante todo o ano letivo, projeto autonomia ( onde um docente ocupa vagas de pelo menos 5 colegas ), novo eja ( onde todos os módulos não contemplam todas as disciplinas do ensino médio regular ) , tudo isso leva a centenas de colegas com perdas das suas alocações. Colegas docentes, REFLITAM, NÃO SEJAM EGOÍSTAS ( farinha pouca , meu pirão primeiro ). Dîgam " Não a Certificação" , não sejam cúmplices desse DESgoverno na educação estadual.
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¹ Nesse projeto autonomia que a secretaria estadual de educação do RJ nos impôs nas escolas da rede em 2012 onde um prof. de uma determinada área de conhecimento terá a incumbencia de ministrar aulas ( tutoria ) de outras áreas fora da sua formação.
Exemplo:" Um prof. de espanhol, terá nesse projeto autonomia a responsabilidade dos ensinamentos de Física, Matemática, Química, Filosofia, História, Geografia , Biologia,etc..."
Conclusão : É brincadeira o que o Cabral e seu secretario estão fazendo com a educação pública estadual do RJ. É fácil constatar que trata-se de mais uma marmota do governador e do secretário de educação para desvalorizar o professor, aprovar de qualquer jeito e lançar no mercado uma séria de jovens despreparadose mal formados. Esses são os nossos políticos.

Obs. : Não esqueçam que ainda querem colocar pessoal(?) do Banco Mundial para supervisionar nossas aulas.
                             Omar Costa

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