Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 23 de outubro de 2011

Comunicado aos Conselheiros do FUNDEB

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve publicar ainda nesta semana, de 22 a 26 de agosto de 2011, Resolução que vai regulamentar as novas normas sobre a movimentação de recursos federais transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios por meio de alguns programas da Autarquia, como os programas de Transporte (PNATE) e de Alimentação Escolar, Fundeb e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A resolução detalhará regras já estabelecidas pelo Decreto da Presidência da República nº 7.507, de 27 de junho de 2011, que entra em vigor a partir do próximo sábado, dia 27 de agosto.

Algumas normas precisam de uma atenção especial por parte dos gestores públicos. A partir de sábado, por exemplo, as Prefeituras e Secretarias Estaduais e Distrital de Educação ficam impedidas de utilizar cheques para o pagamento de fornecedores e prestadores de serviços – a movimentação dos recursos será realizada exclusivamente por meio eletrônico.

Comentário: Fui eleita na última assembleia do Sindicato, representante dos professores na nova composição do FUNDEB - Cabo Frio. Ainda estou tomando ciência do funcionamento do Conselho do FUNDEB. Com certeza absoluta a participação da sociedade no Controle das verbas públicas é algo extremamente improtante, mas faz-se necessário uma formação para que consigamos realizar nossa função de maneira satisfatória.
O caminho não é simples, mas devemos nos dispor a trilhá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário